BANCO DO BRASIL - Anabb realiza encontro em Brasília


Antonio Ribas Maciel Júnior, Marcelo Lopes Lourenço (gerente executivo Dipes) e Carlos Ferreira Kravicz, no encontro em Brasília

O diretor do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e diretor regional da Anabb ((Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), Antonio Ribas Maciel Júnior, participou de 18 a 21 deste mês, em Brasília, de encontro em que estiveram em pauta Banco do Brasil, Previ, Cassi, Privatização e Reforma da Previdência, de interesse não apenas do funcionalismo do BB, como também da sociedade brasileira. Também representando o Paraná, esteve presente Carlos Ferreira Kravicz, diretor do Seeb de Ponta Grossa e diretor regional da Anabb.

No encontro ganhou destaque a presença do chefe de Gabinete do senador Jorginho Melo, que falou sobre o PLP 268/2016 de lei complementar, que trata dos Fundos de Pensões e sobre o Projeto de Lei Complementar nº 268, de 2016, que altera a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2011, para aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar vinculadas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e a suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.

Foi abordada também a alteração do regime de tramitação desta proposição em virtude da aprovação do REQ 4601/2016 = PLP 268/2016. Esse projeto estabelece a paridade de poderes entre o patrocinador Banco do Brasil e os representantes dos trabalhadores, visto que tramitava outro projeto que buscava no mercado membros para administrar o Fundo de Pensão do BB, do qual o presente foi substituído.
Também participou para falar sobre a Cassi, Luís Aniceto Silva Cavicchioli, presidente da Cassi, que abordou as temáticas sobre a Caixa de Assistência, como diminuição de custos, implementação de tecnologias que permitam ter um acompanhamento mais célere dos problemas da Cassi.

Representando o Banco do Brasil, se fez o presente o diretor de Gestão de Pessoas, José Avelar Matias Lopes, acompanhado do seu gerente executivo Marcelo Lopes Lourenço, quando houve um grandioso debate sobre a possibilidade de privatização do BB e também de assuntos pertinentes à gestão de pessoas.

Representando a Previ, estiveram presentes José Maurício Pereira Coelho (presidente) e Marcel Juviano Barros (diretor de Seguridade), que fizeram a apresentação do resultado/superávit da Previ de R$ 6,5 bilhões, já com o desconto do déficit de 2017. Falou-se também de Brumadinho e Mariana, onde envolve a Vale, cuja Previ é um dos grandes acionistas através da Litel e os possíveis impactos na Previ, além de diversos temas de interesse do funcionalismo.

Sobre a Conjuntura da Política Nacional, privatizações e reforma da Previdência, fez-se presente o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), líder do partido na Câmara, que proferiu palestra em defesa dos bancos públicos e não contra a maléfica reforma da Previdência, que se não for impedida vai prejudicar milhões de idosos e aposentados em situação de miséria, assunto que também foi abordado pelo assessor e analista do Diap, Neuriberg Dias. (Fotos: Divulgação)

Encontro da Anabb realizado de 18 a 21 deste mês, em Brasília


COMPARTILHAR