Bancos elevam taxas em mais de 70% em plena pandemia


Varejistas encaminham lista de pedidos e cobram agilidade de BC e Ministério 

Grandes redes de varejo, shopping centers e lojistas encaminharam, na manhã desta segunda-feira (30), cartas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e ao ministro Paulo Guedes, com a solicitação de medidas de urgência de apoio aos setores, e no documento informam ao BC que os bancos têm feito “aumento expressivo nas taxas, com médias superiores a 50% e, em alguns casos, acima de 70% em operações habituais do varejo ”, diz o documento assinado por cinco entidades.

Para Guedes, afirmam que há uma “elevação desmedida das taxas de juros” e que há “solicitações desproporcionais de garantias que inviabilizam o acesso às operações de crédito já existente no mercado”.

O aumento já foi verificado, segundo empresas informaram às entidades, em companhias de todos os portes, grande, média e pequena. Para desconto de recebível, operação com baixo risco no comércio, o percentual cobrado das grandes redes passou de 110% a 120% do CDI para até 200%, diz uma fonte ligada ao varejo on-line. (Fonte: Valor Econômico)


COMPARTILHAR