Caixa tem quase 50% dos casos suspeitos de covid-19 em bancários de PE


Funcionário da Caixa usa equipamento de proteção para fazer atendimento a cliente durante a pandemia do novo coronavírus - (Foto: divulgação/Fenae) - 

Funcionários da Caixa representam quase metade dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus entre bancários de Pernambuco, divulgou hoje a Fenae (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal).

No total, 271 bancários de Pernambuco contraíram a covid-19 ou são casos suspeitos da doença. Destes, 105 são empregados da Caixa Econômica Federal, sendo que, entre eles, 54 são casos suspeitos. O número representa 46% dos 116 trabalhadores de seis bancos com suspeitas da doença no estado.

O levantamento, atualizado na sexta-feira (15), foi feito pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a Associação do Pessoal da Caixa.

Uma agência no centro de Caruaru (168 km do Recife) suspendeu o atendimento na quinta-feira por suspeita de funcionários infectados.

A Fenae entende que os riscos podem aumentar para os bancários da Caixa com o pagamento, a partir de hoje, da segunda parcela do auxílio emergencial, anunciado pelo governo federal.

"A insistência do governo em manter o pagamento do auxílio centralizado na Caixa é uma atitude irresponsável, criminosa, com riscos enormes não só para os mais de 50 milhões de beneficiários, que têm enfrentado filas e aglomerações nas agências, como também para os 50 mil bancários da Caixa à frente deste atendimento essencial à população", afirma Sérgio Takemoto, presidente da Fenae.

De acordo com Takemoto, quase 20 milhões de cadastrados no Bolsa Família poderão fazer o saque do auxílio a partir de hoje.

Confirmações de casos 
De acordo com a Associação do Pessoal da Caixa e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o estado registra, até o momento, 155 casos confirmados de trabalhadores com covid-19. Além da Caixa (51 casos), têm funcionários infectados os bancos Santander (35), Bradesco (32), Itaú (19), do Brasil/BB (14) e do Nordeste/BNB (4).

Entre as 116 suspeitas, são 54 casos na Caixa, 31 no Santander, 16 no Bradesco, 8 no BB, 5 no BNB e 2 no Itaú.

"Até agora, não se fez uma ampla e efetiva campanha de informação à sociedade, que acaba recorrendo às agências para o cadastramento ao auxílio (que só pode ser feito pela internet ou por aplicativo de celular) ou para situações que poderiam ser resolvidas por telefone. Equívocos claros do governo e que impossibilitam a solução definitiva dos problemas que estamos vendo desde o início de abril", diz o presidente da Fenae.

Além de ofícios à direção da Caixa e ao Ministério da Saúde solicitando, entre outras medidas definitivas, a descentralização do pagamento do auxílio emergencial e a realização de uma abrangente campanha informativa à sociedade, a Fenae e o movimento sindical enviaram ofício ao governador da Bahia, Rui Costa, presidente do Consórcio do Nordeste, pedindo apoio aos nove governadores da região para a organização das filas e aglomerações em agências da Caixa.

Ceará tem 12 agências fechadas 
No Ceará, 12 agências da Caixa estão fechadas por suspeitas ou confirmações de empregados contaminados pela covid-19. As unidades fechadas estão localizadas em:

Fortaleza
Baturité
Camocim
Cascavel
Horizonte
Itaitinga
Limoeiro
Pacajus
Pecem
Sobral
Tauã 


(Fonte: UOL)


COMPARTILHAR