CNH digital já é realidade em vários estados; veja como baixar a sua


Carteira eletrônica pode ser visualizada no celular e tem o mesmo valor do documento impresso. Confira o passo a passo para requerer a opção virtual (Renyere Trovão)

São Paulo passa a entregar a partir desta quinta-feira (22) o grupo de estados que já aderiu à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Até o momento, pelo menos 19 unidades da federação disponibilizam a CNH-e (eletrônica), que é visualizada pelo celular. A novidade tem o mesmo valor jurídico do documento impresso e pode ser adquirida gratuitamente.

Estados que já oferecem a carteira eletrônica:

Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás (o primeiro estado a aderir), Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O prazo para que os Detrans nacionais liberassem a emissão do carteira via download nos sites era 1.º de fevereiro, mas nem todos conseguiriam implementar o sistema a tempo e a obrigatoriedade foi adiada para 1.º de julho.

A CNH digital só pode ser requerida pelo usuário que tenha a versão  impressa no formato atual, com QR Code. É um um código específico localizado na parte interna do documento para ser lido por aparelhos eletrônicos. Ele passou a integrar os carteiras emitidas a partir de maio de 2017. Ou seja, o motorista que possui a versão antiga precisará renovar a impressa para, então, solicitar a digital.

Na prática a CNH-e facilitará a identificação, tanto para os condutores quanto para os agentes de trânsito, e também evitará fraudes. Ela armazena todas as informações do modelo impresso, e pode ser usada offline.

Apesar da comodidade, é preciso ficar atento a possíveis inacessibilidades da versão digital. Se durante uma abordagem por agentes de trânsito o celular estiver sem bateria ou a aplicação não funcionar, será considerado que o motorista não estava portando a CNH. Por isso, a orientação do Detran é que os condutores continuem com o documento físico na carteira.

TIRA DÚVIDAS SOBRE A CNH-E

Quando entrará em vigor?

Já entrou em vigor em pelo menos 19 estados brasileiros. Até 1.º de julho todos os Detrans estaduais deverão estar aptos a emitir o documento digital. (Fonte: Gazeta do Povo)


COMPARTILHAR