Encontro Nacional de Bancários começa dia 24 para definir a pauta de reivindicações


De 24 a 27 deste mês (quinta-feira a sábado da próxima semana), em São Paulo, dirigentes sindicais de todo País estarão participando do 46º Encontro Nacional dos Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2018/2019. 

“Neste evento, estaremos planificando a campanha salarial deste ano, com a discussão e definição da pauta nacional de reivindicações, que posteriormente será negociada com os banqueiros”, explica Gladir Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel e Região, além de diretor da Confederação Nacional (Contec).

Além de Gladir, a Federação do Estado estará representada no Encontro Nacional pelos diretores João Haroldo Ruiz Martins e Valfrido Antonio de Oliveira. Já a delegação paranaense será formada por dezenas de dirigentes dos dez sindicatos de bancários filiados à Federação.

ENCONTRO DO SUL
No dia 3 deste mês, em Curitiba, foi realizado o Encontro Interestadual do Sul dos Bancários e Securitários, que reuniu dirigentes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião, os sindicalistas desses estados discutiram e definiram que, nesta campanha salarial 2018/2019, a categoria deverá reivindicar reajuste salarial calculado pelo INPC dos últimos doze meses (setembro/2017 a agosto/2018), mais aumento real de 5%.

Além da questão salarial, o Encontro do Sul tipificou as seguintes bandeiras de luta desta campanha salarial:

- Contratação de mais bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação da jornada de trabalho;
- Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos sindicatos, já que alguns bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela reforma trabalhista;
- Maior participação na PLR;
- Fim das metas abusivas e do assédio moral;
- Fim das terceirizações;
- Melhoria da segurança nas agências;
- Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e combater as doenças ocupacionais.


CALENDÁRIO
 “Agora, essas propostas dos estados do Sul serão levadas para o Encontro Nacional, para serem debatidas e incluídas na minuta nacional, documento que será entregue à entidade patronal (Fenaban) visando a campanha salarial 2018/2019”, explicou Gladir Basso. O calendário definido pela Contec prevê que a pauta de reivindicações será entregue à Fenaban até o dia 12 de junho.


DOWNLOADS


COMPARTILHAR