Na próxima terça-feira (7), Fenaban vai apresentar proposta de reajuste salarial


Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN

CAMPANHA SALARIAL

É grande a expectativa do movimento sindical e da categoria bancária para próxima terça-feira, dia 7, em torno da sexta rodada de negociação desta campanha salarial entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). É que, nesta data, os bancos vão apresentar proposta com o índice de reajuste salarial aos bancários, que têm data-base em 1º de setembro. A reunião ocorrerá a partir das 10 horas, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo.

O presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que vem participando de todas as rodadas de negociações, lembra que, neste ano, a categoria está reivindicando correção salarial com base no INPC dos últimos doze meses, mais aumento real de 5%, além de PLR e outras reivindicações nas áreas social e econômica.

Além de Gladir, o Paraná estará representado nesta sexta rodada de negociação pelo vice-presidente do Seeb de Maringá, Carlos Roberto Rodrigues, e pelo presidente do Seeb de Ponta Grossa, Gilberto Lopes Leite.

Na última quinta-feira, dia 2, durante a quinta rodada de negociação sobre cláusulas econômicas, a Fenaban anunciou que, além de apresentar o índice de reajuste salarial neste dia 7, está estudando uma forma de garantir o cumprimento do acordado de PLR e disse que existe uma preocupação das instituições financeiras quanto à questão da segurança jurídica no que diz respeito ao pagamento do vale-alimentação. A comissão da Fenaban pediu ainda a desistência de ações coletivas sobre objetos negociados. A comissão CONTEC salientou que as homologações de rescisões nos sindicatos representam maior segurança jurídica para as partes.

Ainda nessa reunião, a Contec registrou que a celebração de acordos de CCP tem o objetivo de evitar o ajuizamento das questões passíveis de conciliação e sugeriu a unificação das duas verbas de caixa: “gratificação de caixa” e “outras verbas de caixa”. A Fenaban negou o pedido de incorporação das funções de confiança.

Na ocasião, os banqueiros informaram também que, neste ano, preferem firmar uma CCT com vigência para 4 anos, envolvendo todas as questões.

Gladir Basso presente a negociação


COMPARTILHAR