Reformas trabalhista e sindical são temas do Encontro da Região Sul dos Bancários



Dirigentes da classe dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) terão o Encontro Regional de Bancários da Região Sul, nesta quarta e quinta feiras (20 e 21 de novembro). O evento será realizado no Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul (RS). O Paraná vai participar com uma delegação de cerca de 30 dirigentes, representando a Federação (Feeb-PR) e seus 10 sindicatos filiados.

Neste evento, estarão em pauta debates acerca das reformas trabalhistas promovidas pelos governos Temer e Bolsonaro e, agora, a proposta em estudo do atual governo federal de mudança da estrutural sindical, que prevê o fim da unicidade sindical e implantação no País da pluralidade sindical. “Esta proposta do governo, se implementada, vai enfraquecer e dividir o movimento sindical brasileiro”, resume Gladir Basso, presidente da Feeb-PR e que estará à frente da delegação paranaense no Encontro de Bancários da Região Sul.

O evento vai discutir também a nova era tecnológica e seus reflexos nas relações e nos postos de trabalho do setor financeiro do País, onde os bancos já iniciaram demissões e fechamento de agências em todo País.

PROGRAMAÇÃO
A programação do Encontro Regional de Bancários da Região Sul será aberta no dia 20 de novembro, às 9h, com a palestra de Milton Fagundes, advogado trabalhista e assessor jurídico da Fetrafi-RS; 10h, palestra com Clemente Gans Lúcio, sociólogo e diretor técnico do Dieese de São Paulo; 11h, debate; 14h, palestra com Juberlei Baes Barcelos, diretor executivo da Fetrafi-RS e representante do Rio Grande do Sul na mesa de negociação da Contrafi junto à Fenaban; 15h30, manifestações dos presidentes de federações e da plenária.

No dia 21, às 11h, haverá palestra com Adauto Duarte, diretor de Políticas de Relações Trabalhistas e Sindicais da Febraban e advogado, especialista em Relações do Trabalho, com experiências em Gestão e Recursos Humanos; e às 14h, encerramento do Encontro.

Durante o evento, também estará em pauta a MP 905/2019, que traz vários reflexos negativos à categoria bancária, como por exemplo, permite o funcionamento dos bancos aos sábados, domingos e feriados e propõe alterações sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).


COMPARTILHAR