Reunião Mesa Permanente de Negociação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Na quinta-feira (7) aconteceu reunião da MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO CAIXA/CONTEC, no HOTEL GRAN MERCURE, em Brasília-DF. A diretora de finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka, coordenou a mesa por parte dos empregados e, por parte da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL , foi apresentada a nova negociadora, Michele Braga.

Diversos assuntos foram tratados na ocasião. Destacamos abaixo ponto a ponto os temas debatidos:

SAÚDE CAIXA
A representante Louise, do SAÚDE CAIXA, INFORMOU QUE A CAIXA TEM ESTADO EM VÁRIOS LUGARES E COM AS DIVERSAS ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES DA CAIXA DE FORMA A MANTER OS EMPREGADOS ATIVOS E APOSENTADOS SOBRE A SITUAÇÃO DO SAÚDE CAIXA.  APROVEITOU PARA APRESENTAR UM RELATÓRIO COM DADOS IMPORTANTES, APONTANDO PARA UM CANAL DE DIÁLOGO SOBRE O PLANO DE SAÚDE.

Sobre os novos empregados admitidos após 31 de agosto de 2019, ela disse que já está em vigor os reembolsos das despesas com saúde, previsto no  RH 227. Disse ainda que a Caixa tem interesse em promover a inclusão dos novos empregados, dependendo dos ajustes quanto à CGPAR 22, art. 9, que preceitua que os valores serão cobrados com relação ao número de dependentes.

A Comissão CONTEC pediu esclarecimentos sobre atrasos nos pedidos de exames.  Segundo a Caixa, os prazos estão dentro dos limites, e que não havendo o descumprimento dos prazos.  Pediu que os casos de atraso sejam informados à central do Saúde Caixa para monitoramento. Em caso de atrasos, pediu que os empregados abra um RECLAME.

Foi observado também que o INSS não estava concedendo a carta de pensão no prazo de 60 dias.  Está em estudo ampliar o prazo para 120 dias, mas garantindo a permanência no plano até concessão do benefício da pensão. A Caixa também iniciou um trabalho no sentido de contatar os dependentes após parceria com a VIGOV para que sejam informados mensalmente os nomes dos empregados falecidos.

ANEAC – Resposta do Pleito
A Caixa fez estudo sobre quantitativo de trabalho, viagens, produtividade  e considerou que no momento seria inviável o atendimento do pleito.

Quanto ao quantitativo de empregados na área, a Caixa entende que , atualmente, o quantitativo de pessoal está adequado. A Aneac entende que falta técnicos na área, e que muitos profissionais estão sendo gestores , sem contudo serem arquitetos e engenheiros.  A Caixa entende que a gestão das atividades e das pessoas independente da parte técnica.

Com relação aos valores das diárias, a Caixa estabeleceu um aplicativo chamado APA visando se locomover para qualquer local, tendo este valor atualizado.   A Comissão empregados informou que o APA não está disponível em todos os locais.

A Caixa está fazendo pesquisa de mercado para ampliar o escopo do transporte de veículo, de forma a oferecer outras opções através do transporte coletivo (UBER, 99).

Áreas de risco – ANEAC


Segurança em área de risco em regiões como Amazonas, Rio, onde existem muitas dificuldades de acesso.  A logística em relação a Amazônia está dificultando o trabalho, sem segurança e com custos maiores do que são reembolsados através das diárias.   Sobre o Rio de Janeiro , as vistorias em favelas , onde existem casos de tiroteiro também precisam ser revistos.

A Caixa estará avaliando as condições de transporte nestes locais .  A Comissão Caixa solicitou que os casos sejam reportados à unidade de logística de forma a melhor ajudar nos casos que forem surgindo.   A VIGOV está desenvolvendo projeto com pré-piloto para acompanhamento remoto de obras , com as tecnologias disponíveis atualmente no mercado, como drones, etc.

Seguro de Vida – ANEAC

A Caixa não fornece para nenhum empregado. Todavia informou que não existe impedimento sobre acordos com seguradoras via ANEAC.

Teletrabalho e Home Office Projetos Pilotos – ANEAC

A Caixa informou que tem dado prioridade quando possível atuando em outras unidades , representações, já se utilizando das novas formas de trabalho. A Caixa já tem 60 pessoas remotamente, 95 já liberados para esta atividade e vários na questão de mobilidade, onde o empregado pode trabalhar em outra agência com a mesma atividade.

HORÁRIO DE ALMOÇO  – ANEAC

A Caixa ressaltou que a flexibilização do horário do almoço poderia ser optativa menor que 1 hora.

FENAG –  LIDER DO FUTURO APRESENTAÇÃO
Foi apresentado o programa líder do futuro por representantes da Fenag com relação aos gestores caixa nas suas diversas funções gerenciais, com 64 turmas no brasil, treinamento de 2478 gestores, alcançando 49,56% do objetivo, já com parceria com a Caixa.

SEGURANÇA BANCÁRIA (CAIXA)
A diretora da CONTEC e coordenadora da Comissão dos empregados, apresentou diversas situações no tocante a segurança que vem ocorrendo nas agências bancárias considerando as situações precárias nas estruturas, bem como o descuido dos vigilantes dentro de suas atribuições. Retratou temas abordados na Fenaban e solicitou que a Caixa avalie melhores condições de controle e novas tecnologias para uma melhor segurança nas unidades. Sugeriu que reformas e a parte estrutural sejam acompanhadas por engenheiros e a Polícia Federal.

DELTAS
A Comissão dos Empregados solicitou esclarecimentos sobre a promoção por merecimento quanto a forma e a quantidade de deltas será distribuiído.  A Comissão Caixa informou que a avaliação para 2020 será na integra a GDP, de forma a reconhecer o mérito do empregado. Disse que para 2020 relativo a 2019 o publico alvo será o mesmo dos critérios anteriores , sendo que a avaliação possui critérios objetivos como frequência al trabalho, PCMSO, cursos e horas de capacitação , iniciativas de auto desenvolvimento.  Incluíra a avaliação de competências para distribuição de deltas. O pagamento será em abril para acompanhar a GDP que é concluída em abril. O segundo delta será por avaliação de competências, horas de capacitação. Haverá regras de transição. Não será retroativo a janeiro.

NOVOS CONCURSADOS
A Comissão dos empregados manifestou preocupação com a redução do quadro de pessoal, prejudicando inclusive os resultados em cidades de grande importância em regiões do Brasil, que teriam potencial muito maior, considerando a carência de pessoal.  Este quadro escasso gera no dia a dia problemas graves de saúde, especialmente a depressão.

A Comissão Caixa informou que haverá contratação de mais 800 novos empregados até o final do ano, avaliando junto a SR as prioridades.  Informou também que existem alguns critérios, a considerar agências pequenas e de difícil provimento.

A coordenadora lembrou do pedido antigo que solicita a valorização dos tesoureiros antigos, mas hoje, é o tempo 8h, 6h e minutos. Foi colocado pela à Caixa que todos os tyesoureros empregados de 6h e 2h são extraordinárias.

TESOUREIROS
A Comissão dos empregados pediu a Caixa novamente informações sobre as possíveis alterações sobre a função dos tesoureiros, que está em estudo a muitos anos, sem que tenhamos um desfecho sobre esta função. A Comissão Caixa informou que espera alcançar até o final do ano uma solução para os tesoureiros. A Coordenadora da Comissão CONTEC Rumiko Tanaka, afirmou que os empregados da CAIXA, tem a jornada da Categoria Bancária, lembrou que,  quando passaram a ser bancários e houve a incorporação das duas horas, antes, economiários  8h agora,  bancários  de 6h e na função de Caixa Executivo hoje,  continua com a jornada de 6h, a Gratificação de Função não  pode substituir a 7ªh e a  8ªh consideradas extraordinária . A COMISSÃO CONTEC, há muito tempo vem solicitando até a mudança de nomenclatura, como Gerente de Finanças, mas até hoje nada. foi atendido. Somente piorou a situação, com a figura do CAIXA MINUTO, Tesoureiro Minuto? muitos empregados, estão recorrendo a JUSTIÇA.

PARCELAMENTO DE FÉRIAS
A Comissão CONTEC, manifestou preocupação com a marcação e calendário de férias nas unidades.  Em alguns casos, os empregados estão sendo proibidos de marcação parcelada das férias, sendo exigido por alguns gestores um período somente, e em outros casos, existe alegações de que tem sido privilegiados na marcação de férias empregados que estão em consonância com as expectativas do GDP, sem que ocorra alternância em relação aos meses mais procurados.

PDV
A Comissão CONTEC informou a Caixa que, com a aprovação da reforma da previdência, empregados inscritos no PDV que alcançariam tempo para aposentadoria em dezembro, a partir da necessidade de pedágio, só completariam em janeiro, que , por conseguinte, deixariam de ter o plano de saúde e o acordo do tíquete alimentação , caso venham a se desligar da caixa através do PDV.

ASSUNTOS GERAIS
Vários problemas em nível regional foram colocados com   objetivo de obter soluções imediatas.

DESCOMISSIONAMENTO E TRANSFERENCIAS
A  COMISÃO Caixa disse que podem ocorrer,  considerando as avaliações de cada empregado e que as transferências compulsórias ocorrem quando há interesse da Caixa. A comissão CONTEC, questionou sobrea a veracidade das informações que os empregados que ingressariam na justiça serão demitidos sem justa causa sobre a Caixa.  A comissão Caixa, respondeu que não tem nenhuma informação sobre o assunto e que não teria nada oficial neste sentido. A comissão CONTEC solicitou transparência caso este fato venha a se concretizar, a informação deve ser prioridade para a Comissão Nacional de Negociação da CONTEC.

PARCELAMENTO DO GOZO DE FÉRIAS EM 3 VEZES
A comissão CONTEC, informou que a procuradoria em Brasília – DF, recebeu uma denuncia e intimou a CONTEC para falar sobre este parcelamento. A Contec disse que a Convenção Coletiva de Trabalho e o Acordo Coletivo de Trabalho devem ser cumpridos.

Encaminhamento: Levar a conhecimento dos Empregados da CAIXA.

Avaliação: Foi uma reunião com muitos debates e a apresentação da nova metodologia, que inclui gerentes das áreas especificas  foi positiva. (Fonte: Contec)


COMPARTILHAR