Santander desrespeita Acordo Coletivo


O Santander anunciou vai pagar a 1ª parcela da PLR dia 30/9 ao invés do acordado na CCT, para  20/9.

É um desrespeito ao Acordo Coletivo e aos seus funcionários. Que já sofrem assédio moral por metas, corte de remuneração variável das metas cumpridas, entrega de tíquetes sem credenciamento adequado, retirada de portas giratórias trazendo insegurança, trabalho ilegal aos sábados, cobrança de plano de saúde para aposentados por invalidez e etc.

Mesmo com lucro bilionário (R$ 7,120 bilhões) somente no 1º semestre deste ano, o Santander torna-se o pior carrasco dos bancários e descumpre o Acordo Coletivo e será o único banco a antecipação da PLR dia 30. Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre a categoria e os bancos, a antecipação da primeira parcela deve ser paga até dia 20 de setembro.

 A PLR é uma conquista histórica da categoria, cujas regras garantem a distribuição de uma pequena parte dos lucros recordes dos bancos construídos com muito trabalho e suor pelos bancários. A data de prazo final para o pagamento da antecipação, 20 de setembro, foi contratada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na mesa de negociação. Portanto, todos os bancos já sabiam do prazo quando assinaram o acordo.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já pagaram, o Bradesco efetuará o pagamento dia 16 próximo e o Itaú Unibanco, dia 20.

Contec pede ao Santander que antecipe pagamento da PLR

Mesmo com anuncio do banco do não pagamento da PLR até o dia 20, o presidente da Contec (Confederação Nacional dos Bancários), Lourenço Ferreira do Prado, encaminhou ofício à Presidência do Banco Santander, solicitando a antecipação do pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).


COMPARTILHAR