VIDEOCONFERÊNCIA CONTEC X FENABAN


Telemedicina e testes para bancários são disponibilizados pelos cinco maiores bancos

Ontem (12), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) e a Comissão de Negociação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) realizaram nova videoconferência. Em pauta esteve a pandemia da covid-19.

O Paraná participou com o presidente da Federação (Feeb-PR), Gladir Basso (também presidente do Sindicato de Cascavel); João Haroldo Ruiz Martins, diretor secretário da Feeb-PR; Claudecir de Oliveira Souza, presidente do Sindicato de Maringá; e Gilberto Lopez Leite, presidente do Sindicato de Ponta Grossa.

Na reunião por vídeo, o movimento sindical garantiu junto à Fenaban, que os bancários dos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) poderão realizar o teste para diagnosticar a covid-19, após o atendimento via telemedicina.

Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.

A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.

Na reunião, a CEBNN da Contec buscou sensibilizar a Fenaban da necessidade de:
1) Agilização no atendimento quando trabalhador testar positivo, bem como celeridade na desinfecção do ambiente de trabalho;
2) Padronização na reação para casos de testes positivos;
3) Disponibilização de mais aparelhos de medição de temperatura;
4) Campanha junto aos gestores para não dificultarem o afastamento de colegas com sintomas do covid-19;

A Fenaban informou que não tem autorização para negociar as questões objetos das MPs 927 e 936. No entanto, afirmou que há a possibilidade de negociação com cada banco. Salientou que bancos estão convencidos de que a segurança está no distanciamento social, uso de máscaras e higiene adequada.
Os dirigentes sindicais também questionaram a postura dos bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os bancários o motivo.

A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.
O Comando Nacional também questionou a mudança de protocolo de isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de covid-19, sem comunicar ao movimento sindical, principalmente no banco Santander. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.

A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, mas levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.


COMPARTILHAR