Agência da Caixa celebra mulher que fez banco abrir creches
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, lança agência Estela Chaves ao lado de Marisol Teresa Chaves Romarís, cônsul-geral-adjunta do Brasil em Nova York, filha de ex-funcionária do banco (Com Stéfanie Rigamonti) - Caíque Coufal/Divulgação -
Mãe solteira, Estela Chaves foi demitida por deixar filha em escaninho; caso abriu precedente na instituição.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, inaugurou nesta quarta (15) a agência Estela Chaves, em São Paulo. A iniciativa é um resgate histórico.
Mãe solteira, a escriturária do banco foi demitida, em 1970, após oito anos na instituição, porque um executivo não permitiu que ela deixasse sua filha em um escaninho do banco, enquanto trabalhava.
Os colegas, indignados, fizeram uma vaquinha, e contrataram um advogado, que processou a Caixa. Estela foi reativada e o banco foi obrigado a abrir sua primeira creche. Estela Chaves se aposentou no banco e faleceu em 2022, aos 86 anos.
Essa história foi relatada ao presidente da Caixa pela própria filha de Estela Chaves, a ministra Marisol Teresa Chaves Romarís, hoje consul-geral-adjunta do Brasil em Nova York (EUA).
"Estelinha respondeu às críticas veladas e aos julgamentos morais com trabalho, dedicação e sorrisos. Ela travou, no ambiente conservador da década de 1960, a batalha silenciosa e altiva, que tantas mulheres enfrentam, para conciliar a vida profissional e a criação dos filhos. Exerceu suas funções como escriturária, caixa executiva e tesoureira", escreveu. (Fonte: Folha de SP)
Notícias FEEBPR