Casos de assédio na Caixa explodiram na gestão de Pedro Guimarães


MPT faz inspeção nesta segunda na sede da Caixa Economica Federal em Brasília (Por Sofia Carnavalli)

Os casos de assédio sexual e moral na Caixa Econômica Federal mais do que triplicaram com a chegada do ex-presidente da empresa, Pedro Guimarães, em 2019. Como apontam dados do banco, em 2017 aconteceram 65 denúncias de assédio moral, e 3 de conotação sexual. Já em 2019, na gestão de Guimarães, os números pulam, respectivamente, para 341 e 20.

Como apurou o Poder360, com informações obtidas via LAI (Lei de Acesso à Informação), neste ano, no qual o agora ex-presidente renunciou, foram cerca de 177 denúncias de assédio moral, e 77 sexual. Com isso, foram 115 procedimentos disciplinares para apurar relatos de assédio moral e 35 sobre assédio sexual – todos durante o comando do ex-presidente.

Em relação aos casos que são relacionados diretamente a Guimarães, a Caixa disse que não podia informar o número, justificando que há sigilo nesses processos. Entretanto, o banco revelou ao Ministério Público do Trabalho que recebeu 7 relatos contra o ex-presidente por assédio enquanto ele ainda era presidente. Outros 7 foram enviados depois de sua saída. As investigações estão em curso e sob sigilo.

Pedro Guimarães renunciou após a proporção que as denúncias feitas por funcionárias contra ele tomaram, todavia, ele nega quaisquer atos nesse sentido. (Fonte: DCI)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR