Movimento sindical solicita ao BB antecipação da PLR
Entidade sindical pede que transferência aos trabalhadores ocorra antes da distribuição dos dividendos, prevista para março
Coordenação da Comissão de Negociação ao Banco do Brasil solicitou a antecipação do pagamento da 2ª parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), referente ao exercício de 2024.
Costumeiramente, o Banco do Brasil faz o pagamento da PLR aos trabalhadores depois de fazer a distribuição dos dividendos aos acionistas, o que pelo calendário, está previsto para ocorrer só em 20 de março. Acontece que os meses de janeiro e fevereiro concentram grandes despesas aos trabalhadores, com matrícula e material escolar, IPTU e IPVA.
PLR do BB
A PLR do banco é composta pelo módulo Fenaban e pelo módulo BB. A partir do primeiro, o funcionário recebe 45% do salário paradigma definido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) acrescido de parcela fixa, enquanto no módulo BB existe a distribuição linear de 4% do lucro semestral do banco entre os funcionários, além da parcela variável.
A PLR trata-se de uma conquista da categoria, prevista a partir da Convenção de Trabalho de Trabalho (CCT) de 1995 e que foi sendo aprimorada ao longo do tempo. Então, temos que ter em mente que não é um benefício, mas um direito obtido por todas e todos nós, para reforçar a valorização do trabalho da categoria pelos bons resultados do BB.
Notícias FEEB PR