Idade é motivo de demissão de um em cada quatro profissionais, diz pesquisa


Maioria das empresas não promoveram programas para contratação de pessoas com mais de 50 anos no último ano (Por Redação)

Um em cada quatro profissionais já foi demitido por ser considerado “muito velho”, aponta pesquisa realizada pela Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior. De acordo com o levantamento, 24% dos trabalhadores perderam seus empregos por esse motivo.

A pesquisa Etarismo, realizada em agosto deste ano, foi feita por meio da plataforma Vagas.com com a participação de 252 profissionais de Recursos Humanos. Os dados revelam informações sobre o cenário do mercado de trabalho para profissionais mais maduros. Por exemplo, uma em cada cinco empresas respondentes (21%) informou que considera eliminar candidatos mais velhos por conta da idade no momento da contratação, enquanto 79% foram contrários.

A maioria dos RHs, 81%, disseram que a companhia onde trabalham não promoveu nenhum programa para contratação de pessoas com mais de 50 anos no último ano. Porém, 58% afirmaram que as empresas procuraram contratar pessoas com mais de 50 anos nos últimos seis meses, enquanto 42% não tomaram essa medida.

Os núcleos de RH mostraram que é necessário convencer os gestores ou outras pessoas da equipe a contratar pessoas mais experientes, situação que já ocorreu com 55% dos respondentes. Outros 45% reportaram que não tiveram de passar por essa experiência.

Outro entrave para a contratação de profissionais mais sêniores é a falta de conscientização dentro das empresas. De acordo com a pesquisa, 90% informaram não ter conhecimento de ações ou palestras sobre etarismo. Além disso, a maioria dos respondentes (58%) diz não ter domínio suficiente do assunto para recrutar esses profissionais. (Fonte: Estadão)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR