PF investiga “laranja” suspeita de emprestar conta para fraude na Caixa



Busca e apreensão contra a investigada ocorre no âmbito da Operação Não Seja Um Laranja, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2022 (Por Mirelle Pinheiro e Carlos Carone) - foto Paulinho Costa feeb -

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Não Seja Um Laranja, deflagrada em agosto de 2022. O alvo é uma suspeita que teria aberto conta bancária para emprestá-la a um grupo de hackers, segundo as investigações.

A quadrilha conseguiu desviar R$ 384.950 de uma agência da Caixa Econômica Federal no Distrito Federal e transferir o valor para contas de vários laranjas — um deles, a investigada.

A operação faz parte do Convênio Tentáculos — que resultou de Acordo de Cooperação Técnica entre a PF e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A parceria, assinada em outubro de 2017, passou a ser referência interna e externa de cooperação público-privada no combate a fraudes bancárias eletrônicas.

O empréstimo de contas bancárias para receber créditos provenientes do crime é uma etapa necessária à consumação de crimes cibernéticos. A investigada, que emprestou a conta, será responsabilizada por furto qualificado e invasão de dispositivo informático, assim como os hackers. (Fonte: Metrópole)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR