Bancários do Paraná protestam nesta 5ª feira contra demissões no Bradesco


Os sindicatos filiados à Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR) promovem protestos nesta quinta-feira (8), a partir das 9h30, em frente às agências do Bradesco, contra as demissões que o Banco vem promovendo em plena pandemia do coronavírus (covid-19). “Apenas para exemplificar, em Cascavel o Bradesco já demitiu quatro bancários e no País esse número chega a cerca de 300 durante a pandemia”, citou Gladir Basso, presidente do Sindicato de Cascavel e da Feeb-PR.

No Paraná, são dez sindicato filiados à Federação, das cidades de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Goioerê, Cianorte, Paranaguá, União da Vitória e Telêmaco Borba. Além do Paraná, esses protestos vêm ocorrendo em todo o País, inclusive na matriz em São Paulo.

Por conta dessas demissões, “o clima dentro do Bradesco é de apreensão, medo e terror”, relatou Gladir Basso, observando que os bancos privados, entre eles Bradesco, Itaú e Santander, haviam assumido compromisso com o movimento sindical nacional de que não haveria demissões durante a pandemia da covid-19, “mas os bancos não estão honrando esse compromisso e estão demitindo em todo País”.

Sobre a situação dentro do Bradesco, Gladir cita casos em que bancários estão tão tensos que, muitos, nem conseguem dormir direito com medo do dia seguinte. Há casos em que os bancários trabalham o dia todo e são dispensados no final do dia, e há outros que estão em home office, por conta da pandemia, e são demitidos por meio de vídeo conferência.  

O dirigente sindical afirma ainda que essa situação é absurda, pois “o Bradesco teve um lucro de mais de R$ 7 bilhões somente no primeiro semestre de 2020 e não há razão para demitir. Ele tem condições de manter o acordo de não demitir durante a pandemia e contratar mais”.


COMPARTILHAR