Caixa lança app para solicitar indenização do seguro DPVAT



É possível realizar todo o processo na tela do celular


Todo mundo que dirige e/ou tem veículo próprio certamente sabe o que é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, felizmente abreviado para DPVAT. Trata-se de um seguro obrigatório, existente desde 1974 e que você paga anualmente (embora a taxa de 2021 tenha sido abonada), cujos fundos são utilizados para indenizar vítimas de acidentes de trânsito ou suas famílias, além de custear o atendimento médico dessas pessoas.

Pois em 2021, a Caixa Econômica Federal “herdou” da seguradora Líder a gerência dos recursos e pagamentos das indenizações do DPVAT. E com a mudança, um benefício importante para os cidadãos: a instituição lançou um aplicativo para iOS e para Android, no qual é possível dar entrada nos pedidos de indenização por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.


O aplicativo DPVAT, já disponível nas duas plataformas, tem funcionamento simples: você pode utilizar as credenciais de outros apps da Caixa (como o Caixa Tem, utilizado — entre outras coisas — para solicitação do finado Auxílio Emergencial do Governo Federal) e entrar com o pedido da sua indenização, fornecendo os dados necessários; em seguida, é possível enviar a documentação solicitada.

Caso a solicitação seja aprovada, o valor do seguro será automaticamente depositado na sua conta do Caixa Tem em até 30 dias; uma vez disponível, você pode sacá-lo em qualquer agência bancária, casa lotérica ou caixa eletrônico da Caixa. Os valores da indenização variam entre R$2.500 e R$13.500, dependendo das circunstâncias e da gravidade do acidente.

Vale notar que a Caixa está responsável apenas pelos sinistros ocorridos a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Portanto, se o acidente em questão aconteceu até 31 de dezembro de 2020, os pedidos de indenização ainda devem ser feitos à Seguradora Líder e não poderão ser realizados no novo app.

Boa novidade, não? (Fonte: MacMagazine)


COMPARTILHAR