Julho Amarelo quer conscientizar as pessoas sobre hepatites virais


Campanha de combate e conscientização sobre hepatites virais, batizada de Julho Amarelo, visa a reduzir pacientes com esta enfermidade

A hepatite, grave inflamação do fígado, acomete um número cada vez maior de brasileiros. Para conscientizar a população sobre esta enfermidade e evitar sua disseminação, neste mês acontece o “Julho Amarelo”. A doença, que pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, infelizmente, é mais comum do que se imagina no Brasil.

As hepatites virais mais corriqueiras são as causadas pelos vírus A, B e C, mas existem ainda os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia.

Muitas pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco de a doença se tornar mais grave, como cirrose ou até câncer. É por essa razão que consultar um médico com frequência é importante.

O grupo GSH apoia a realização do “Julho Amarelo” para que mais pessoas possam se conscientizar sobre os perigos da doença. Além de regularmente consultar um profissional e fazer os exames de rotina, o ideal é manter as vacinas para hepatite A e B em dia.

O Dia Mundial de combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho e promove uma maior conscientização, reduzindo, assim, o aumento no número de pessoas infectadas.

Medidas simples previnem a infecção, como:

- Usar preservativos;
- Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com
manicures e pedicures;
- Não compartilhar agulhas e seringas;
- Manter exames de rotina em dia;
- Consultar um médico com frequência.
(Fonte: Grupo GSH)


COMPARTILHAR