Contec garante 100% da inflação para VA e VR; agora luta é por aumento real


A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN) da Contec e representantes da Fenaban se reuniram ontem (23) para debater a pauta de reivindicações. A reunião foi presencial, em São Paulo. A Federação do Paraná (Feeb-PR) e seus sindicatos filiados participam da Comissão da Contec.

Mais uma vez a Fenaban indicou um reajuste ínfimo para o vale alimentação (VA) e vale refeição (VR), inicialmente em 90% da inflação, o que representaria 7,99% de reajuste, considerando o IPCA em 8,88%. A proposta foi prontamente negada pela Comissão Contec.

Esta proposta fica ainda mais absurda, quando comparada ao índice apresentado à inflação dos alimentos, que já passa dos 16%. Isso significa apenas 48% de reajuste.

Após muito debate e pausas para analisar a situação, a Fenaban apresentou outra proposta para os vales. Desta vez, com reajuste de 100% da inflação, utilizando o índice de 8,88%. Novamente rejeitada pela Contec, que agora está empenhada em assegurar aumento real para o VA e VR.

SAÚDE E METAS ABUSIVAS
Quanto à saúde dos trabalhadores, a Fenaban propôs a construção de um grupo de estudo e futuramente de trabalho, em conjunto com o governo. Assim, o foco seria nas doenças ocupacionais.

Sobre as metas abusivas dos bancos, que geram inúmeros casos de afastamento por questões psicológicas, a Fenaban se comprometeu a pautar este tema em reuniões com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) de cada banco, a partir de 31/01/2023.

Durante as negociações, o Anexo III do CCT vigente, que trata sobre os sindicatos, voltará a ser debatido em outra reunião pela falta de informações no documento apresentado pela representante dos bancos.

ASSÉDIO E TELETRABALHO
Outro ponto muito importante levado para a reunião, diz respeito ao assédio sexual. A Fenaban entregou à CEBNN/Contec uma proposta de incluir canais de denúncias e acompanhar as ações tomadas em relação às vítimas.

Entregou também outra proposta sobre o teletrabalho. As propostas feitas pela Fenaban serão analisadas pelo Departamento Jurídico da Contec e devem ser debatidas novamente.

Ao final da reunião ficou acordado entre as partes que nesta quarta-feira (24), às 13 horas, haverá nova rodada de negociação, quando estará em pauta a PLR. Os auxílios voltarão ao debate junto com as cláusulas econômicas para que seja traçada uma proposta global destes pontos.

PRÒXIMAS RODADAS
A Contec informa que as próximas rodadas de negociações com a Fenaban, presenciais, em São Paulo, são as que seguem:

•24.08.2022 – 13h
•25.08.2022 – 10h
•26.08.2022 – 14h


(Fonte: Contec com Feeb/PR)


COMPARTILHAR