O que está acontecendo com o app Caixa Tem e o que o banco diz?


Aplicativo de consulta e acesso ao auxílio emergencial apresenta problemas há dias. Falhas continuam mesmo após mudanças realizadas pela Caixa

O Caixa Tem foi apresentado pela Caixa Econômica com um aplicativo que facilitaria muito a vida dos usuários do banco, permitindo acessar dados sobre o auxílio emergencial, benefícios e programas sociais, além de uma série de outras informações e serviços. Devido à grande demanda relacionada ao auxílio emergencial, o banco informou que apenas os beneficiários do programa teriam acesso no momento ao app, mas o que era para ser uma facilidade acabou se tornando dor de cabeça.

Desde a sexta-feira (3/7), vários usuários começaram a reclamar que o aplicativo não estava funcionando devidamente. Isso fez com que as hashtags #CaixaTemNada e #CaixaTemNãoFunciona ficassem entre os principais tópicos do Twitter. Nos primeiros dias de reclamação, os problemas mais apontandos eram mensagens de erro, dificuldade de encontrar a conta e a demora na fila virtual para receber atendimento.

Nesse tempo, a Caixa informava que o alto número de acessos teria feito o app sair do ar por alguns instantes e que o funcionamento se normalizaria. Um comunicado oficial foi, então, emitido na segunda-feira (6/7): "O aplicativo Caixa Tem está disponível durante 24h pelos sete dias da semana. Contudo, devido ao alto volume de acessos, pode apresentar intermitência momentânea em alguns serviços. A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde".

Ampliação da sessão
Na terça-feira (7/7), os problemas continuavam, assim como as reclamações. Naquele dia, pessoas que tentaram acessáar o app diziam receber uma mensagem pedindo para que o acesso fosse tentado mais tarde, mas a espera de nada adiantava. As constantes queixas fizeram a Caixa anunciar uma mudança no aplicativo, informada na quarta-feira.

"A Caixa vem implementando melhorias no aplicativo Caixa Tem, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período", afirmava o banco, em resposta encaminhada ao site UOL. "O aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços", prosseguia o texto.

Porém, nesta quinta-feira (9/7), os internautas voltaram a se queixar, apontando lentidão e problemas no funcionamento do app. Alguns clientes também apontaram que o app não sai da tela durante horas e outros, que, mesmo após superar a sala de espera, o serviço apresenta lentidão. Alguns relatos apontam horas de tentativas.

O que é o Caixa Tem
O Caixa Tem é um aplicativo de celular criado pela Caixa Econômica para facilitar o acesso a serviços sociais e a diversas transações bancárias, incluindo as relacionadas ao auxílio emergencial. Atualmente, só os beneficiários do auxílio estão podendo acessá-lo. O app pode ser baixado nas lojas Android e iOS.

No app, é possível acessar informações sobre o auxílio emergencial, benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, abono salarial do PIS e seguro-desemprego.

Também podem ser feitas compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio app, e compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

Quem tem conta na Caixa também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia.

Como o Caixa Tem deve funcionar?
Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, inclusive quem não tem conta na Caixa. Neste momento, porém, o acesso é exclusivo aos beneficiários do auxílio emergencial.

 1 - Baixe o app, acessando a Google Play Store ou a Apple Store
 2 - Acesse, informando seu CPF e uma senha numérica de 6 dígitos que você cria na hora
 3 - Depois de acessar, deve-se clicar no serviço desejado e digitar o que precisa
 4 - Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você deve colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação. (Fonte: Correio Braziliense)


COMPARTILHAR