Câmara federal visita municípios de Alagoas com agências do Banco do Brasil fechadas


Onze agências do Banco do Brasil devem encerrar atividades em AL (Por Arnaldo Ferreira)

Prefeitos de 11 cidades reclamam de prejuízos financeiros, evasão de divisas e a população se queixa dos transtornos para receber salários, aposentadorias e pensões em outros municípios.

Com o fechamento de 361 agências, escritórios e Postos de Atendimento Avançados (PAA) do Banco do Brasil em todo o País, 11 municípios de Alagoas são os mais prejudicados. A população dessas cidades, agora, precisa fazer longas viagens para receber salários, aposentadorias, pensões e/ou fazer outras operações financeiras. Em outros cinco municípios, a instituição reduziu as agências a posto de atendimento.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Márcio dos Anjos, e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (MDB), afirmam que os fechamentos das agências e dos postos avançados representam prejuízos para população e para as prefeituras, que perdem a instituição e sentem a forte evasão de divisas. Os prefeitos querem apoio do Congresso Nacional contra a medida. A Câmara dos Deputados também cobra explicações da BB a respeito do fechamento das agências e PAA.

Em todo o País foram fechadas 111 agências, sete escritórios e 242 PAA, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas.

“O projeto federal é privatizar o BB, por isso ocorre o desmonte”, lamentou Márcio dos Anjos. Por outro lado, nenhum funcionário do Banco foi prejudicado. Os que trabalhavam nas agências e postos fechados foram relocados para outras cidades, disse uma fonte do BB e confirmou o Sindicato.

Os prejuízos das prefeituras e as queixas da população chegaram ao parlamento federal. O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, deputado Hildo Rocha, está nesta segunda feira (28), junto copresidente da AMA, de outros representantes da Confederação Nacional dos Municípios, entidades de classe e Sindicato dos Bancários, Federação do Comércio, Câmaras lojistas dos municípios prejudicados visitam as agências e postos avançados que foram fechados no interior de Alagoas.

A Comissão aprovou a realização de uma audiência pública para debater o fechamento dos equipamentos do BB, após a visita à cidade de Maribondo. A audiência ocorrerá às 12 horas na cidade de Dois Riachos, no sertão de Alagoas. O debate é uma reivindicação da CNM, da AMA, da bancada federal de Alagoas, ao levar em consideração os prejuízos relatados pelas prefeituras que sentiram a forte evasão de divisa, e os transtornos causados às populações.

“O fechamento das agências e postos do BB em 16 municípios de Alagoas é um retrocesso. O Banco do Brasil tem que cumprir o seu papel social. A desativação dessas unidades é ruim para a economia local e agrava a crise neste momento de pandemia do coronavírus porque estimula a aglomerações e circulação de pessoas em outros municípios”, lamentou o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley.

Segundo mapeamento preliminar da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, serão pelo menos 160 unidades fechadas em todo o país. O Nordeste é a região mais prejudicada.

Os municípios que tiveram agências ou postos fechados são: Anadia, Barra de São Miguel, Coité do Nóia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Maribondo, Pão de Açúcar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Passo do Camaragibe e Paulo Jacinto. Já as agências do BB das cidades de Batalha, Campo Alegre, Marechal Deodoro e Pilar foram reduzidas a Postos de Atendimentos Avançados, afirma a Associação dos Municípios de Alagoas. (Fonte: Gazeta Web)

Notícias Feeb Pr


COMPARTILHAR