Concentração bancária nos quatro maiores bancos do país reduz e é a menor desde 2007


Em relação ao ano anterior, houve queda de 0,3 ponto percentual (Por Larissa Garcia, Valor — Brasília)

Em trajetória de queda desde 2017, a concentração bancária se reduziu novamente no ano passado em todas as métricas utilizadas pelo Banco Central (BC). No período, as quatro maiores instituições financeiras do país — Caixa, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco — concentravam 59% do mercado de crédito, segundo o Relatório de Economia Bancária (REB). Em relação ao ano anterior, houve queda de 0,3 ponto percentual.

O nível é o menor desde 2007, quando a concentração do grupo estava em 54,7% do total das operações de crédito. O pico foi registrado dez anos depois, com 78,51%. O diretor de organização do sistema financeiro e resolução BC, Renato Gomes, disse que há uma tendência de “desconcentração generalizada” em todas as medidas da autoridade monetária.

“As operações de crédito rural e imobiliário são bastante concentradas porque têm parcela grande de direcionamento [de recursos]. Se você exclui essas duas modalidades, a concentração entre os quatro maiores bancos cai para 50%”, disse Gomes em entrevista a jornalistas para apresentar o documento. (Fonte: Valor Investe)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR