Para 57% dos brasileiros desemprego vai aumentar, aponta Datafolha


21% acham que permanece o mesmo

Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros acham que o desemprego vai aumentar nos próximos meses. Para outros 21% a situação permanece a mesma. Já 20% acreditam que vai diminuir.

A pesquisa foi realizada de 8 e 10 de dezembro de 2020, com 2.016 pessoas, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O perfil da amostra de entrevistados mostra que o percentual de desempregados, donas de casa e aposentados cresceu na pandemia.

Na comparação com a última pesquisa, realizada em agosto deste ano, os percentuais oscilaram dentro da margem de erro. Em relação a dezembro do ano passado, 42% esperavam mais empregos, 30% acreditavam que diminuiria e 26% achavam que a taxa ficaria a mesma. Esses foram os melhores resultados já registrados na pesquisa desde o início de 2019.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,2% em novembro, o maior nível desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O estudo aponta que o Brasil encerrou novembro com 14 milhões de desempregados. O aumento frente a maio, quando começou a série histórica, é de 38,6%. À época, eram 10,1 milhões no desemprego. (Fonte: Poder360)


COMPARTILHAR