Reunião por vídeo debate novo modelo de atendimento para caixas no Itaú/Unibanco


Videoconferência do Itaú  

A diretoria da Contec, das federações e dos sindicatos participaram terça-feira (14) de reunião por videoconferência com os representantes do Itaú/Unibanco. Em pauta estiveram as mudanças no formato de atribuições dos caixas, que deverão passar para agentes de negócios. O Paraná participou através de dirigentes da Federação (Feeb-PR) e de seus sindicatos filiados.

Atualmente, em nível nacional, a instituição bancária possui 10.050 trabalhadores contratados como caixas. A proposta do banco é mudar o formato de atendimento de todos. Neste mês de julho, está sendo feito um teste em São Paulo. Segundo a exposição do banco, para os caixas mudarem para agentes de negócio, ficarão garantidas a jornada de trabalho e as gratificações.

Para os caixas que passarão para esse novo modelo de atendimento, serão exigidos a certificação profissional ANBIMA – CPA 10. Segundo informação do Itaú/Unibanco, dos 10.050 caixas, em média, 55% já possuem esta certificação. Para quem ainda não a tem, deve ser providenciada a aquisição.
Vários sindicatos e federações oferecem esse curso, com a emissão do certificado de CPA 10. O banco considera que o CPA 10 é uma exigência mínima para promover a mudança de caixa para o formato de agente de negócio.

Durante a reunião, várias perguntas foram feitas pelos representantes dos trabalhadores. Entre elas sobre o tempo para mudança do novo formato; curso de treinamento; técnicas de vendas; qualificação para preparar o novo agente de negócios.

Segundo o banco, serão feitos vários procedimentos para que os caixas sejam preparados para essa mudança. A reunião foi encerrada com o compromisso de haver novos momentos de diálogo com o banco sobre o assunto. O combinado é que a transição será acompanhada com a participação das entidades representativas dos bancários. A videoconferência teve a participação em nível nacional de 75 dirigentes sindicais.

A Contec destacou a importância de que o diálogo prossiga e que as mudanças sejam acompanhadas para que não hajam prejuízos aos funcionários do Itaú/Unibanco.


COMPARTILHAR