Sindicato de Maringá mantém protesto contra abertura de agência do Santander aos sábados
(Por Reginaldo Eloi de Souza)
Diretores do Sindicato realizaram ato novamente neste sábado, 18, contra a abertura da agência Z1 do banco Santander, em Maringá. O atendimento foi realizado no período da manhã.
O Sindicato continuará pressionando enquanto o banco mantiver a abertura aos sábados. Inclusive há denúncia do movimento sindical no Ministério Público do Trabalho.
O banco desrespeita a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ao abrir agências aos sábados em todo o país, uma vez que o expediente bancário é de segunda a sexta-feira.
O banco argumenta que a abertura é direcionada a promoção de educação financeira e que os bancários são voluntários nesta iniciativa.
Esta atitude, no entanto, reforça ainda mais o desrespeito para com os trabalhadores bancários, uma vez que o final de semana é uma conquista da categoria, destinado ao lazer, interação familiar, convivência e para renovar as energias para o trabalho semanal, que é bastante desgastante.
O Santander vai na contramão dos demais bancos ao desrespeitar o próprio acordo coletivo que possui a sua assinatura e foi amplamente negociado em mesa da Fenaban. (Fonte: Seeb Maringá)