Sine-PR é um dos melhores do País na busca de emprego


Em 2017, mais de 14% das vagas obtidas no Estado vieram por meio do serviço

Sine/Agência do Trabalhador faz a intermediação de vagas (Foto: Divulgação/Seju) 

As contratações realizadas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) aumentaram 36,7% em 2017, em relação ao ano anterior. Os números são de um boletim do Observatório do Trabalho da Secretaria de Políticas Públicas (SPPE) do Ministério do Trabalho (MTb) e mostram que, em todo o ano passado, 577,2 mil trabalhadores cadastrados no Sine conseguiram emprego, enquanto em 2016 foram 422,4 mil colocados. 

No ranking por estado, o melhor desempenho foi de Alagoas, seguido do Ceará. Em terceiro aparece o Sine do Paraná, que intermediou a contratação de 14,2% do total de trabalhadores em 2017 no Estado.

No ano passado o Paraná apresentou o melhor saldo de empregos dos últimos três anos. O Estado fechou o ano com saldo total (diferença entre admitidos e demitidos) de 12.127 vagas em todas atividades econômicas. Foi o primeiro ano de resultado positivo desde 2014, quando o saldo havia sido de 39,8 mil empregos.

E neste começo do ano, o Paraná gerou 19,5 mil vagas com carteira assinada. Dados do Caged mostram que somente em fevereiro o saldo foi de 7.703 vagas. No acumulado do ano, o setor que mais contratou com carteira assinada no Paraná foi o de serviços, com 11.783 vagas, seguido pela indústria da transformação, com 7.099.

O relatório do Observatório também aponta que a maioria das vagas de emprego oferecidas pelo Sine era no setor de serviços (47,6%), seguido pelo comércio (23,5%) e indústria (19,7%). As principais ocupações das vagas oferecidas foram de Alimentador de Linha de Produção, Vendedor de Comércio Varejista e Faxineiro. (Fonte: Bem Paraná)


COMPARTILHAR