Itaú terá 80% das agências com energia renovável


O Itaú firmou uma parceria com a Enel Brasil para o desenvolvimento e construção de 46 usinas fotovoltaicas de geração distribuída (Por Álvaro Campos)

O Itaú firmou uma parceria com a Enel Brasil para o desenvolvimento e construção de 46 usinas fotovoltaicas de geração distribuída. Com capacidade instalada total de 54,7 megawatts pico (MWp), as plantas serão responsáveis por gerar energia limpa para 1.557 unidades do banco. O acordo também prevê a compra de energia para outras 564 agências no mercado livre, com duração de oito anos e quase 1 terawatt hora (TWh) de energia comercializada. Somado com outro projeto que já abastece 200 agências de Minas Gerais com energia solar, o banco chegará a quase 2,3 mil unidades com energia limpa, ou cerca de 80% da sua rede.

O contrato com a Enel, que tem prazo de dez anos, com possibilidade de prorrogação, é uma iniciativa do Itaú em prol do compromisso de se tornar carbono zero até 2050. O banco é carbono neutro nos escopos 1 e 2, das suas próprias emissões, mas atinge isso com compra de créditos de carbono. Agora, investe mais fortemente na redução de emissões. “Se todo mundo só compensa e ninguém reduz, nunca vamos atingir as metas para limitar o aquecimento global”, explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú.

Nicola Cotugno, country-manager da Enel Brasil, diz que o acordo com o Itaú demonstra o compromisso de dois grandes players em direção à meta de zerar as emissões de carbono. “Nossa missão é auxiliar empresas de todos os portes e segmentos a atingirem suas metas de descarbonização, em linha com a urgência que o tema exige para frear o aquecimento global.” Como está assinando um contrato grande, de longo prazo, o Itaú deve conseguir economizar na sua conta de luz, mas o banco não abre detalhes e diz que esse não é o foco principal. “Para além de questões econômicas, a parceria promove impacto positivo para o meio ambiente”, diz Nicola. (Fonte: Valor Investe)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR