Fenaban propõe reajuste de apenas 65% da inflação; proposta é rejeitada na mesa


A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste salarial de apenas 65% da inflação, com perda real de 2,9% para a categoria. A proposta foi apresentada e rejeitada, durante reunião virtual de negociação com a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN) da Contec, na última sexta-feira (19).

As últimas projeções do Banco Central apontam uma inflação de 8,95% para o período de setembro/2021 a agosto/2022, e os bancos querem conceder reajuste de apenas 5,82%. O índice proposto representa uma perda real de 2,9% para a categoria.

Mesmo atingindo índices de faturamentos bilionários todos os anos, os bancos insistem em diminuir a importância dos trabalhadores para alcançar as metas e os imensos resultados.

A CEBNN/Contec reivindica desde o início desta campanha salarial, que a saúde dos trabalhadores, as condições de trabalho e o reconhecimento da categoria com melhores gratificações, auxílios e salários sejam levados em consideração para apreciação da pauta.

Fazer comparações dos bancos com outros segmentos privados, como a Fenaban fez durante as negociações, não muda em nada a realidade dos lucros do setor financeiro, que foram atingidos graças ao trabalho de milhares e milhares de bancários.

“Mesmo que os bancos não tivessem bons resultados, esta proposta não teria cabimento. O Brasil possui os juros mais altos do mundo. Por isso, entendemos como ridícula esta proposta.” afirmou o presidente da CEBNN/Contec, Lourenço Prado.

Após a Contec rejeitar a proposta, os representantes patronais justificaram que se tratava de um reajuste baseado na inflação prevista para o próximo ano. Esta prática nunca foi adotada antes, sendo considerada a inflação vigente.

Sendo assim, ficou acordado que as pautas econômicas serão tratadas nesta segunda-feira (22), às 14 horas, de forma presencial, em São Paulo, com foco no auxílio alimentação.

Além das econômicas, a Fenaban deve apresentar propostas referentes ao teletrabalho, assédio sexual, metas e segurança bancária, dentre outros pontos.

REUNIÕES PASSAM A SER PRESENCIAIS

A Contec informa que, a partir de hoje (22), as rodadas de negociações com a Fenaban passarão a ser presenciais, em São Paulo. O calendário das próximas reuniões é o que segue:

•22.08.2022 – 14h
•23.08.2022 – 10h
•24.08.2022 – 14h
•25.08.2022 – 10h
•26.08.2022 – 14h


O Paraná participa das negociações da CEBNN/Contec com a Fenaban através dos presidentes e diretores da Federação (Feeb-PR) e dos sindicatos filiados. (Fonte: Feeb/PR)


COMPARTILHAR