CAMPANHA SALARIAL - Resultado da rodada de negociação de ontem sobre as cláusulas sociais
Ontem (quinta-feira, 11), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) se reuniu com a mesa da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para debater as cláusulas sociais presentes na pauta de reivindicações entregue em 26/06/2024.
Durante a abertura da reunião, o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, ressaltou a importância de debate dos assuntos da pauta. No entanto, durante a rodada de negociações, infelizmente, não houve qualquer avanço.
O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que integra a CEBNN, participou da rodada, juntamente com os paranaenses Gilberto Lopez Leite (presidente do Seeb Ponta Grossa), Carlos Roberto Rodrigues (vice presidente do Seeb Maringá) e Israel Lobo Coelho (secretário geral do Seeb Maringá).
CLÁUSULAS DEBATIDAS
Sobre o Adicional por Tempo de Serviço, a Fenaban sugeriu suprimir as cláusulas existentes, sob alegação de que criariam desigualdade entre os bancários. O presidente da Contec registrou que enquanto houver beneficiário, defenderemos a manutenção dos direitos, pensando na qualidade de vida dos trabalhadores e defendendo os direitos adquiridos.
Objetivando avançar nas negociações, o presidente da Contec propôs debater as cláusulas novas, iniciando pela proposta da Cláusula 121 – DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO. A Fenaban, porém, pediu mais tempo para analisar o item da pauta. Na mesma linha, a Fenaban ficou de refletir sobre a proposta da Cláusula 124 – REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS.
A Contec tentou ainda discutir sobre a ULTRATIVIDADE, mas novamente a Fenaban optou por voltar a debater a cláusula em nova reunião. A próxima reunião de negociação está marcada para acontecer no dia 18 de julho, em São Paulo, e deve tratar das cláusulas que dizem respeito à saúde, segurança e previdência complementar.
AVALIAÇÃO
A reunião permitiu que fossem desenvolvidas as argumentações fundamentais para a sustentação das nossas reivindicações, num ambiente de respeito mútuo. As discussões sobre pautas importantes, porém, foram adiadas, mas a Contec seguirá pautando o debate para garantir mais direitos e manutenção de garantias aos trabalhadores bancários.
PRÓXIMAS RODADAS
Além deste dia 11, as próximas rodadas de negociações da Contec com a Fenaban estão agendadas para dias 18 e 25 de julho e 6, 13, 20 e 27 de agosto.