Banco do Brasil inicia escolha da banca para concursos futuros


Mesmo com início da escolha da banca, um novo concurso do Banco do Brasil segue sem previsão (Por Ronaldo Scanavini Neto)

Nesta segunda-feira (15), a assessoria do Banco do Brasil confirmou ao Estratégia que a definição de uma nova banca organizadora para a realização de concursos futuros já está em andamento.

Ainda assim, a instituição ressaltou que não há previsão de um novo edital. O início do inédito processo de escolha da empresa se deu após o término do último contrato vigente, associado à Fundação Cesgranrio.


No último mês, inclusive, o banco se pronunciou e esclareceu sobre a situação do contrato. Segundo o órgão, o tema está ativo internamente, inclusive com estudos desde junho de 2024.

Na época, fontes internas informaram ao Estratégia que o déficit no quadro de servidores ainda é alto e, por isso, os trâmites seguem para um possível concurso público.

A abertura de uma nova seleção chegou até a ser recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

Segundo a motivação apresentada pela Corte de Contas, o objetivo seria alcançar o percentual mínimo de 5% dos postos de trabalho ocupados por PcD.

Esse ano,, a 35º edição do Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) abordou a publicação de um novo edital de concurso público e outros eixos de fortalecimento da instituição bancária.

Último concurso Banco do Brasil aconteceu 2022
Vale lembrar que o último concurso do Banco do Brasil foi realizado em 2022, quando foram contempladas 6.000 mil vagas para o cargo de Escriturário, em especialidade de Agente Comercial e Agente de Tecnologia.

O prazo de validade encerrou em julho de 2025. Já os salários da carreira foram de R$ 3,9 mil, isso sem contar os benefícios oferecidos pela instituição. Veja a etapa de provas:

  1. Prova Objetiva: de caráter eliminatório e classificatório, com 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
  2. Prova de Redação: de caráter eliminatório, que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
  3. Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as): de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
  4. Procedimentos Admissionais e Perícia Médica: de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Banco do Brasil. (Fonte: Estratégia Concursos)
Notícias FEEB PR


COMPARTILHAR