Iara Freire participa da XI Reunião Anual de Pontos Focais


UGT Participa da XI Reunião Anual da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional para uma América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil

A UGT esteve participando como Ponto Focal dos Trabalhadores do Brasil, através da Diretora Secretaria da Criança e do Adolescente da UGT e Diretora da Federação dos Bancários do Paraná, Iara Freire, da na XI Reunião Anual da Rede de Pontos Focais ,realizada virtualmente de 21 a 24 de outubro de 2025, reunião Tripartite Regional das Américas.

O Escritório Regional da OIT para a América Latina e o Caribe é o responsável pela Secretaria Técnica da Iniciativa Regional para a América Latina e o Caribe Livre do Trabalho Infantil.

Este evento é realizado com o apoio de todos os membros da Iniciativa Regional (Governos, Organizações de Empregadores e Organizações de Trabalhadores), bem como com as contribuições de seus parceiros de desenvolvimento:

A XI Reunião Anual da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional para uma América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil , acontece em um momento decisivo para o futuro da Iniciativa e da região.

Esta reunião constitui o espaço tripartite mais importante para a governança e a consulta da Iniciativa Regional, que reúne anualmente pontos focais governamentais, representantes regionais de empregadores e trabalhadores e parceiros de desenvolvimento comprometidos com a erradicação do trabalho infantil. Por meio desse mecanismo, a região coordena esforços, compartilha progressos e pactua linhas estratégicas comuns para fortalecer as políticas nacionais e a ação regional.

Em sua décima primeira edição, a Reunião Anual teve um triplo propósito:  
1. Avaliar e relatar o Plano Estratégico 2022-2025, identificando progressos, desafios persistentes e boas práticas.

2. Validar coletivamente o novo Plano Estratégico 2026-2030, que definirá o roteiro regional para os próximos cinco anos, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as Convenções 138 e 182 da OIT e a Meta 8.7.
 
3. Incorporar a Consulta Tripartite Regional das Américas, no âmbito da preparação para a Sexta Conferência Mundial sobre a Eliminação do Trabalho Infantil (Marrakesh, 2026), a fim de consolidar uma posição regional comum baseada em evidências, informada por consultas nacionais lideradas pelos Ministérios do Trabalho, que servirão como insumo fundamental tanto para a validação do novo Plano Estratégico 2026-2030 ,definição de uma posição comum para a Conferência Mundial, fortalecimento do diálogo social tripartite e da cooperação Sul-Sul e inter-regional com os países pioneiros da Aliança 8.7.

Durante os quatro dias, foram combinadas sessões plenárias, grupos de trabalho tripartite e espaços para intercâmbio inter-regional.

A reunião consolidou o papel da Iniciativa Regional como uma plataforma tripartite, articuladora e baseada em evidências que promove o aprendizado mútuo, a cooperação Sul-Sul e o compromisso político sustentado para tornar a América Latina e o Caribe a primeira região livre do trabalho infantil.

A América Latina e o Caribe são a única região do mundo em que todos os países ratificaram as duas Convenções fundamentais da OIT sobre trabalho infantil: a Convenção nº 138 sobre a Idade Mínima de Admissão ao Emprego e a Convenção nº 182 sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil.

Esse consenso normativo e político reflete uma vontade coletiva sustentada de garantir o direito de crianças e adolescentes a uma infância plena e livre de trabalho infantil, em consonância com os valores de justiça social e trabalho decente que inspiram o mandato da OIT.

Dessa forma, a Iniciativa Regional cumpre seu mandato, consolidando a América Latina e o Caribe como uma região comprometida e coesa no combate ao trabalho infantil e projetando uma mensagem clara: a erradicação do trabalho infantil é possível quando a vontade política, o diálogo social e a cooperação se traduzem em ação coletiva.

O Plano Estratégico 2026-2030 ,com o roteiro coletivo definido para um novo ciclo de ação, cooperação e aprendizagem compartilhada, consolida o modelo tripartite de governança regional e articula os níveis de ação que garantem a coerência entre os compromissos políticos e sua implementação prática:

Compromisso renovado da América Latina e do Caribe livre do trabalho infantil. (Fonte: UGT)

Notícias FEEB PR


COMPARTILHAR