Itaú anuncia que vai desativar função muito utilizada por clientes


Anúncio pegou clientes de surpresa. Saiba qual função será desativada pelo banco Itaú e qual o motivo da medida (Autor Adriane Sacramento)

Se você possui conta no Itaú, preste atenção na seguinte informação: o banco vai acabar com a funcionalidade de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Segundo a instituição, a função será desativada para clientes pessoas jurídicas. No entanto, a desativação não será realizada imediatamente, mas sim ao longo deste ano.

Desde o segundo semestre de 2022, o Itaú tem desligado as transações via DOC para pessoas físicas. O procedimento deve acabar até o fim deste mês. Enquanto isso, o serviço voltado para pessoas jurídicas vai acabar ainda este ano. As empresas terão tempo para se adequar e migrar para outras modalidades.

O que diz o Itaú
De acordo com o Itaú, a função DOC será totalmente desativada para que os clientes tenham uma melhor experiência e custo-benefício. O banco aponta que o Pix é uma modalidade de transferência instantânea e que funciona todos os dias. Dessa forma, os usuários não serão prejudicados por conta da desativação.

Vale lembrar que o Itaú vai encerrar o envio de DOC dos clientes do banco para outras instituições. Ou seja, quem tem conta no Itaú poderá receber esse tipo de transferência vindas de outras contas. Isso porque, apesar da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estudar o fim do DOC para o setor, o serviço continua sendo oferecido.

Outra mudança realizada pelo Itaú
Desde o dia 5 de dezembro do ano passado, todos os cartões de crédito do Itaú deixaram de pontuar em seus programas de recompensa. De acordo com o banco, a medida foi implementada para estimular que clientes façam o uso adequado dos cartões, assim evitando endividamento e inadimplência.

Sendo assim, não contam mais para pontuação:

 - Carga de moeda estrangeira (em cartões específicos);
 - Pagamentos colocados na fatura como ressarcimento de gastos, serviços ligados ao próprio cartão, prêmios de seguros, tarifas, títulos de capitalização.
 - Pagamentos de contas de gás e luz e boletos;
 - Pagamentos fora da categoria de bens e serviços;
 - Qualquer outro tipo de pagamento que não for de custos de bens e/ou serviços. (Fonte: Seu Crédito Digital)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR