Como descobrir se um banco é realmente credenciado pelo Banco Central?


Com novos bancos digitais surgindo, é comum que o consumidor queira descobrir se uma instituição é credenciada pelo Banco Central. Veja mais! (Por Autor Adriane Sacramento)

O número de bancos digitais cresceu nos últimos anos e os serviços oferecidos também. É comum que, diante do surgimento de novas instituições financeiras, os consumidores fiquem em dúvida se a empresa que está oferecendo um produto é real ou se é credenciada pelo Banco Central.

Bancos tradicionais como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Caixa Econômica Federal, passaram a disputar espaço com fintechs que se tornaram bastante conhecidas por oferecerem cashback, empréstimo, fácil aprovação de cartão de crédito e muito mais.

No entanto, alguns bancos e os seus serviços deixam alguns cidadãos em dúvida. Muitas instituições são novas no mercado, ainda pouco faladas, fazendo o consumidor se perguntar: como saber se é seguro aceitar o que esta empresa está me oferecendo?

Como descobrir se um banco é realmente credenciado pelo Banco Central?
Antes de tudo, é importante ressaltar que desconfiar de uma empresa pode ajudar o consumidor a evitar golpes financeiros e fraudes. Se o banco aparenta não ser credenciado pelo Banco Central, o ideal é utilizar a internet a favor.
 
Existe um sistema de consulta do BC que permite identificar se uma instituição é autorizada ou não para operar no país. Portanto, essa é uma boa opção para quem está com “um pés atrás” em relação a um determinado banco.

Confira como descobrir se um banco é realmente credenciado pelo Banco Central
Para saber se uma empresa é credenciada ou não, o cidadão deve acessar o site do Banco Central. Na página, é só digitar o nome do banco ou instituição financeira no campo “Nome da instituição” e, em seguida, clicar em “Pesquisar”.

Assim que a instituição for pesquisada, informações sobre ela serão exibidas na tela. Caso nada seja mostrado na página, significa que o banco não é autorizado pelo BC. O ideal é não criar conta, passar informações ou aceitar ofertas de empresas que não aparecem na lista.

Por fim, cabe destacar que a busca também pode ser realizada por ramo, CNPJ, estado e município. Não é necessário preencher todos os campos, apenas um deles já é o bastante. (Fonte: Seu Crédito Digiotal)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR