Itaú chega aos 100 milhões de clientes no Brasil: Bom sinal para o 3º trimestre?


O banco tinha 100,2 milhões de clientes ao final do 3º trimestre, segundo dados do BC. Itaú é o quarto maior banco em número de clientes do Brasil (Por Marina Barbosa) - foto Paulinho Costa feebpr -

O Itaú chegou ao seleto grupo de bancos que contam com mais de 100 milhões de clientes no Brasil.

Segundo dados do BC (Banco Central), o Itaú já ganhou quase 1,75 milhão de novos clientes em 2025. Por isso, cruzou a marca dos 100 milhões no terceiro trimestre.

O Itaú é o quarto banco brasileiro a chegar a esse patamar, atrás apenas da Caixa Econômica Federal, do Bradesco e do Nubank.

E, ao que tudo indica, esse grupo não deve voltar a crescer tão cedo. Isso porque o quinto maior banco do país em número de clientes ainda está bem longe dos 100 milhões.

É o Banco do Brasil, que tinha 80,8 milhões de clientes ao final do terceiro trimestre, segundo dados do BC.

Sinal positivo para o 3T25?
A marca dos 100 milhões de clientes parece reforçar a expectativa positiva para os resultados do terceiro trimestre do Itaú, que serão apresentados no próximo dia 4 de novembro.

O banco registrou lucros recordes nos últimos trimestres e deve seguir ampliando seus resultados, segundo analistas.

A Genial Investimentos, por exemplo, projeta um lucro de R$ 11,8 bilhões para o Itaú no terceiro trimestre, o que representa um crescimento de 2,9% no trimestre e de 10,9% na base anual.

Já a XP trabalha com um lucro de R$ 11,7 bilhões e um ROE (retorno sobre o patrimônio) de 22,9%.

Para os analistas, a carteira de crédito do Itaú deve seguir em crescimento, apesar da postura mais seletiva adotada pelos bancos diante do cenário econômico de juros altos e inadimplência pressionada.

A alta deve ser puxada pelo segmento de micro e pequenas empresas e pelo crédito consignado privado.

Um crescimento das receitas também é esperado, dado o bom desempenho da unidade de seguros e das atividades no mercado de capitais.

A XP diz, contudo, que a alta das receitas pode ser compensada por maiores despesas, sobretudo trabalhistas. Afinal, o Itaú fez um acordo de indenização milionário com os trabalhadores demitidos no home office.

CEO ainda vê espaço para mais
O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, disse no final de setembro que o banco, de fato, estava no seu melhor momento, tanto em crescimento, quanto em nível de segurança para atravessar momentos de mais volatilidade.

Por isso, ele já antecipa um "dividendo adicional relevante" no início de 2026, graças aos resultados fortes de 2025.

O executivo, contudo, ainda vê oportunidades de crescimento, sobretudo nos segmentos de média e alta renda, pessoa jurídica e mercado de capitais. Por isso, destacou que a palavra de ordem do banco ainda é "crescer".

A Genial Investimentos acredita, por sua vez, que o Itaú já entrou "em uma nova fase, de expansão do mercado endereçável e consolidação da liderança em múltiplos segmentos".

"Essa combinação deve sustentar uma vantagem competitiva estrutural, com potencial de expansão gradual do ROE nos próximos anos", dizem os analistas. (Fonte: Investidor 10)

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