Caixa é eleita a marca mais forte do Brasil em 2025, segundo TM20 Branding


Confiança, digitalização e baixa rejeição foram fatores decisivos para a liderança da Caixa (Por Daniel Navas)

A Caixa foi eleita nesta segunda-feira (3) como a marca mais forte do Brasil, em evento realizado na ESPM, em São Paulo (SP). A condecoração faz parte da divulgação do ranking As Marcas Mais Valiosas do Brasil 2025, organizado pelo InfoMoney e TM20 Branding.

“Sabemos a força da marca Caixa, no auxilio aos programas governamentais, no fortalecimento da poupança no Brasil. É um ano muito importante, em que a Caixa tem recebido diversos reconhecimento, como esse de Marca Mais Forte. É um reconhecimento muito especial. Fico muito feliz e muito agradecido por esse momento”, disse Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente Caixa, durante a cerimônia.

Além de medir o valor financeiro das marcas, o estudo também apontou as marcas mais fortes do país. Ou seja, aquelas que apresentam os mais altos índices de lealdade, confiança e presença na mente do consumidor.

De acordo com Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding, o desempenho da Caixa reflete uma combinação rara de amplitude de público, digitalização eficiente e reputação sólida.

“O avanço da bancarização impulsionado pelo Pix e o alto grau de digitalização do sistema financeiro, somados à demanda por confiança, parceria e solidez, fizeram da Caixa uma marca amplamente conhecida e com públicos muito leais. Um ponto importante é sua baixa rejeição. Que é reflexo de uma experiência de marca que vai além dos benefícios de ser uma instituição pública”, explica Tomiya.

Força de marca: mais do que valor, uma relação de confiança
Enquanto o ranking de valor de marca mede o impacto financeiro direto das marcas em seus negócios, o indicador de força de marca avalia o quanto essas empresas são admiradas, lembradas e preferidas pelos consumidores.

Segundo a TM20 Branding, a Caixa se destacou justamente por unir propósito institucional e relevância cotidiana, consolidando-se como uma marca que equilibra presença nacional, confiança e conexão emocional com o público.

Para Fernandes, presidente da Caixa, esse reconhecimento reforça que a companhia é altamente competitiva no mercado bancário.

“Oferecemos produtos e serviços tão completos e competitivos tanto em crédito quanto na oferta de opções de investimentos para os mais diversos clientes pessoa física e jurídica”, comenta.

Transformação da Caixa
O presidente conta ainda que o reconhecimento da Caixa como marca mais forte do Brasil em 2025 reforça a centralidade do cliente em todas as iniciativas e decisões da empresa. “Iniciamos, ano passado, um processo profundo de transformação do banco de acordo com nosso planejamento estratégico para 2030”, completa.

De acordo com o executivo, o banco vai continuar investindo em transformação digital e melhoria da jornada do cliente e no aumento do impacto social.

“A valorização da marca em 2025 nos dá base para acelerar projetos estratégicos que reforcem nossa relevância, nossa proximidade com o cidadão e nas necessidades de nossos clientes, e que nos consolidam como um banco indispensável para o Brasil”, diz.

Entenda a metodologia
O estudo, elaborado pela TM20 Branding em parceria com Brazil Panels e Elos Ayta, seguiu as diretrizes da norma internacional ISO 10668, que estabelece os parâmetros para avaliação de valor e força de marca.

Foram analisadas 26 categorias e 208 marcas em todo o território nacional, incluindo empresas abertas e fechadas. As análises financeiras ficaram sob responsabilidade da Elos Ayta, enquanto a Brazil Panels conduziu pesquisas quantitativas com consumidores, medindo nível de conhecimento, consideração, preferência, confiança e rejeição de cada marca.

“Nosso objetivo é oferecer uma leitura ampla sobre o papel estratégico da marca dentro dos negócios e sua percepção junto ao consumidor. A força de marca é um ativo que, quando bem gerido, sustenta o crescimento de longo prazo”, afirma Tomiya. (Fonte: Info Money)

Notícias FEEB PR


COMPARTILHAR