Ômicron e teletrabalho são discutidos em reunião da Contec com a Fenaban


Na tarde de sexta-feira (4), a mesa de negociação da Contec voltou a se reunir, por videoconferência, com a mesa da Fenaban, para debater sobre medidas para enfrentamento da ômicron.

O presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, cumprimentou a mesa da Fenaban, coordenada pelo negociador Adauto Duarte, e todos os dirigentes sindicais participantes da reunião e destacou a necessidade de dar continuidade ao debate e ações de combate à covid-19, destacando que só nas últimas 24 horas ocorreram mais de 1000 mortes no País.

Na sequência, o negociador da Fenaban, Adauto Duarte, cumprimentou o presidente da Contec, Lourenço do Prado, e a todos os participantes da reunião, parabenizando a todos pela postura de combate à covid. Lembrou da necessidade de debater todos os temas levantados na última reunião, trazendo os encaminhamentos já adotados.

Destacou a importância da vacinação contra a gripe H3N2, registrando o tratamento dado pelos bancos à questão.

A respeito dos afastamentos e trabalho em home office, historiou o comportamento dos bancários e dos bancos durante toda a pandemia, informando que o sistema bancário fechou o mês de janeiro com 110 mil pessoas trabalhando em casa – quando pretendia fechar com apenas 7 mil –, por conta do senso de responsabilidade do setor, em razão da onda da ômicron. Parabenizou os dirigentes sindicais por haverem conscientizado a categoria sobre a importância da vacina, o que culminou com 97% dos bancários vacinados.Assegurou que todos os bancos estão promovendo as higienizações de forma segura, conforme orientações da Anvisa.

Chamou a atenção para a importância do uso das máscaras, para evitar a transmissão da doença, destacando que os bancos recomendam que sejam seguidas as orientações da ciência. Informou que os levantamentos indicam que a ômicron está reduzindo no setor bancário, apesar do crescimento no país.

O presidente Lourenço do Prado informou que no final do mês passado, os representantes da categoria bancária participaram de reunião técnica para tratar das condutas de combate à covid.

Questionado a respeito da possibilidade de fornecimento de máscaras N95 por todos os bancos, o negociador da Fenaban registrou que 80% dos bancos já fornecem máscara e salientou que a obrigatoriedade quanto ao tipo de máscara é uma questão muito difícil, considerando que umas pessoas se adaptam melhor a um modelo e outras a modelo distinto.

Questionado a respeito das demissões durante a pandemia, o negociador patronal disse que as demissões são definidas pela atividade econômica, informando que em janeiro aumentou o número de empregos no setor bancário, por conta da necessidade de expansão na área tecnológica.

Ao final da reunião, o presidente Lourenço do Prado agradeceu a participação de todos.

O Paraná participou dessa reunião através do presidente da Federação (Feeb-PR), Gladir Basso, além de outros diretores da entidade e presidentes e diretores dos sindicatos filiados.

Notícias Feeb Pr


COMPARTILHAR