CAMPANHA SALARIAL 2024 - Nova reunião discute cláusulas de proteção ao trabalho da mulher e saúde, segurança e previdência complementar


A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN - da Contec se reuniu ontem (18) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), quando foram debatidas as cláusulas de proteção ao trabalho da mulher e saúde, segurança e previdência complementar da pauta de reivindicações da campanha salarial 2024. Apesar de respeitoso o debate, não houve avanços durante a rodada de negociações.

O Paraná participou desta rodada através do presidente da Federação dos Bancários (FEEB PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que integra a CEBNN; Gilberto Lopez Leite (presidente do Seeb Ponta Grossa) e Claudecir de Oliveira Souza e Carlos Roberto Rodrigues (respectivamente, presidente e vice-presidente do Seeb Maringá).

Durante o início dos trabalhos, o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, ressaltou a importância do debate e dos assuntos presentes na pauta.  Sobre a Segurança Bancária,  o coordenador da mesa da Fenaban, Adauto Duarte, destacou a redução do número de assaltos à agências bancárias e caixas eletrônicos. A Contec, no entanto, solicitou a renovação da cláusula que trata do assunto e disse estar atenta a qualidade de vida dos trabalhadores em agências.

Sobre as normas da previdência, os representantes dos bancários registraram que a emissão de CAT tem sido bastante criteriosa e pediram o aperfeiçoamento da cláusula.  Os representantes dos bancos disseram que não há necessidade de ajuste, alegando que o foco deve ser saúde, e não burocracia.  O Negociador da Fenaban insistiu em aprofundar a discussão, com foco na saúde. As discussões sobre pautas importantes como o Tratamento de Doença e Acidente Relacionado ao Trabalho, Abandono de Falta por motivo de doença de filho, Licença para Acompanhamento de Pessoas da Família por Motivo de Doença e Abono de Faltas aos Trabalhadores com Deficiência, o negociador da Fenaban pediu adiamento do debate.

A respeito da cláusula como Políticas de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, a Fenaban nega sob alegação de que temos que tratar das matérias que surgirem, na medida que surgirem, independente de normatização. Por fim, foi discutida a cláusula Planos de Previdência Complementar, que depois do debate, a Fenaban se comprometeu a analisar e responder.

Ao todo, nestas 4 rodadas de negociação, realizadas nos dias 26/06, 02, 11 e 18/07/2024, já foram debatidas 23 Cláusulas Sociais; 21 Cláusulas de Proteção ao Trabalho da Mulher e 15 Cláusulas de Saúde, Segurança e Previdência Complementar.

AVALIAÇÃO

A Contec avalia que embora não tenha havido progresso relevante na negociação de ontem, houve balizamentos claros no sentido de resposta positiva antes do fim de agosto vindouro.

PRÓXIMAS RODADAS

Além deste dia 18, as próximas rodadas de negociações da Contec com a Fenaban estão agendadas para dias 25 de julho e 6, 13, 20 e 27 de agosto.


COMPARTILHAR