CAMPANHA SALARIAL 2024 - Teletrabalho, novas tecnologias e inteligência artificial são discutidas em nova rodada de negociação
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN - da Contec se reuniu ontem (25) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), em São Paulo, quando estiveram em pauta as cláusulas de “Teletrabalho - Novas Tecnologias/Inteligência Artificial”.
O Paraná participou desta rodada através do presidente da Federação dos Bancários (FEEB PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que integra a CEBNN; Gilberto Lopez Leite (presidente do Seeb Ponta Grossa) e Carlos Roberto Rodrigues e Israel Lobo Coelho (respectivamente, vice-presidente e secretário geral do Seeb Maringá).
O presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, cumprimentou a mesa da Fenaban, coordenada pelo doutor Adauto Duarte e todos os representantes dos bancos e dirigentes sindicais participantes da reunião e destacou a necessidade de renovação das cláusulas do ACT revisando, bem como a importância de debate dos assuntos da pauta. De outro lado, o negociador da Fenaban, Adauto Duarte, cumprimentou o presidente Lourenço e a todos os participantes, enfatizando a importância dos assuntos pautados.
Iniciaram-se os debates sobre Planos de Previdência Complementar. Após as ponderações de que por ocasião da aposentadoria os bancários deixam de receber o tiket refeição e o tiket alimentação, além de, na maioria dos casos, perderem os planos de saúde, a Fenaban ficou de trazer uma proposta na próxima reunião, registrando que, em princípio, concorda em continuar debatendo o assunto em mesa de Comissão Temática.
Na sequência, passou-se à discussão da Cláusula Teletrabalho ou Trabalho Remoto. A Fenaban registrou que há uma tendência global de encerramento dos trabalhos híbridos defendendo que a desconexão por muito tempo distância o profissional da cultura da empresa.
Destaca-se que o trabalho híbrido com o comparecimento eventual às dependências do banco, não compromete a produtividade do trabalhador. A jornada no teletrabalho, regida pela cláusula 66 do ACT, enfatiza a necessidade de registro de horários de trabalho e a observância de períodos de descanso, garantindo ao empregado o direito à desconexão. A Fenaban informa que todos os bancos estão adequados e respeitando essa cláusula.
O presidente da Contec reiterou a renovação das cláusulas preexistentes e a necessidade de rebater as novas cláusulas apresentadas.
Então, passou-se a debater a cláusula Comissão sobre mudanças tecnológicas, ficando o doutor Adauto de responder na próxima semana.
Para encerrar, passou-se a discutir inteligência artificial, havendo a Fenaban concordado em continuar debatendo o assunto em Comissão Temática.
PRÓXIMAS RODADAS
Além deste dia 25 de julho, as próximas rodadas de negociações da Contec com a Fenaban estão agendadas para dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.