Contra demissões, sindicatos do Paraná protestam em agências do Bradesco


Com faixas estendidas em frente às agências e palavras de ordem contra o banco, dirigentes dos sindicatos filiados à Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR) promoveram nesta quinta-feira (8), protestos contra as demissões que o Bradesco vem promovendo em plena pandemia do coronavírus (covid-19).  

No Paraná, são dez sindicato filiados à Federação, das cidades de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Goioerê, Cianorte, Paranaguá, União da Vitória e Telêmaco Borba. Além do Paraná, esses protestos vêm ocorrendo em todo o País, inclusive na matriz em São Paulo.

“Apenas para exemplificar, em Cascavel o Bradesco já demitiu quatro bancários e no País esse número chega a cerca de 300 durante a pandemia”, citou Gladir Basso, presidente do Sindicato de Cascavel e da Feeb-PR.

Gladir afirmou também que, possivelmente na próxima semana, os sindicatos estarão promovendo novas manifestações públicas contra demissões que vêm ocorrendo também nos bancos Itaú e Santander.

Por conta dessas demissões, “o clima dentro dos bancos é de apreensão, medo e terror”, relatou Gladir Basso, observando que os bancos privados, entre eles Bradesco, Itaú e Santander, haviam assumido compromisso com o movimento sindical nacional de que não haveria demissões durante a pandemia da covid-19, “mas os bancos não estão honrando esse compromisso e estão demitindo em todo País”.

Sobre a situação dentro do Bradesco, Gladir cita casos em que bancários estão tão tensos que, muitos, nem conseguem dormir direito com medo do dia seguinte. Há casos em que os bancários trabalham o dia todo e são dispensados no final do dia, e há outros que estão em home office, por conta da pandemia, e são demitidos por meio de vídeo conferência.  

O dirigente sindical afirma ainda que essa situação é absurda, pois “o Bradesco teve um lucro de mais de R$ 7 bilhões somente no primeiro semestre de 2020 e não há razão para demitir. Ele tem condições de manter o acordo de não demitir durante a pandemia e contratar mais”.

REUNIÃO HOJE COM A DIREÇÃO DO BRADESCO

Através de contatos mantidos pelo presidente da Contec (Confederação Nacional dos Bancários), Lourenço Ferreira do Prado, e do coordenador da COE Bradesco/Contec (Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco), Gladir Basso, foi  marcada reunião com a direção do Banco, para hoje (8), das 13h às 14h. A direção do Bradesco estará representada nesta reunião – virtual - por Eduara Cavalheiro, diretora de Relações Sindicais, e Juliano Marcílio, diretor de RH, Sustentabilidade e Relações Institucionais.

Neta reunião online, estarão em pauta as demissões de funcionários, o fechamento de agências e a transformação de agências em escritórios de negócios, que o Bradesco vem promovendo em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Vamos cobrar do Bradesco, principalmente por que o Banco não está cumprindo compromisso assumido com o movimento sindical, de que não haveria demissões durante a pandemia”, frisou Gladir Basso, que além de coordenador da COE Bradesco/Contec, é também presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel.


COMPARTILHAR