Encontro Nacional define pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano dos bancários


O Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários foi realizado por videoconferência (Foto: Divulgação)

Foi realizado ontem (21), por videoconferência, o Encontro Nacional de Dirigentes Bancários, para planificação da campanha salarial 2020 da categoria. Ao total, participaram 215 dirigentes e delegados de todo o País. O Paraná participou através da Federação (Feeb-PR) e de seus sindicatos filiados.
Foram aprovadas as pautas de reivindicações dos bancários dos bancos privados (Fenaban) e também do Banco do Brasil e  da Caixa Econômica Federal.

Neste ano, os bancários estão reivindicando:
- Reajuste salarial com base no INPC do período 1 de setembro 2019 a 31 de agosto 2020, acrescido do ganho real de 5%, além de reajuste de 10% sobre os tíquete-refeição e cesta- alimentação e auxílio-creche.
- Tratamento adequado para os que estão trabalhando em regime de home office (trabalho em casa);
- Proteção da saúde e do emprego de todos contra o novo coronavirus (Covid-19);
- Manutenção dos empregos: garantir junto aos bancos que não haja demissões;
- Os bancos continuam pressionando os bancários no atendimento de metas extremamente abusivas e praticando o assédio moral, comprometendo a saúde dos bancários. Sobre esse tema, o movimento sindical cobra que os bancos cessem essas metas abusivas e o assédio moral;
- Defesa dos bancos públicos; desenvolver campanha junto à população e ao Congresso Nacional, no sentido de preservar os bancos públicos, a sua função social e o seu papel no desenvolvimento econômico;
- Manutenção de todas as cláusulas dos acordos do Banco do Brasil e da Caixa, e da convenção coletiva da Fenaban (bancos privados).

ENTREGA DA PAUTA
A pauta de reivindicações será entregue à Fenaban (bancos privados) nesta quinta-feira (23), e no dia 24 (sexta-feira), ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.


COMPARTILHAR