Itaú diz que serviço foi restabelecido após pane em aplicativos causar queixas de clientes


Banco informou à noite que extratos e saldos das contas foram atualizados, com valores recompostos integralmente; segundo o Itaú, atraso no processamento de dados causou os problemas nesta quinta-feira (Por Altamiro Silva Junior) - foto Paulinho Costa feebpr - 

Depois de passar por uma instabilidade durante toda esta quinta-feira, 3, o Itaú Unibanco informou à noite que parte dos seus serviços bancários foi restabelecido e normalizado. Durante o dia, clientes ficaram sem acesso aos aplicativos e canais digitais do banco, e houve relatos nas redes sociais de problemas com o saldo das contas correntes. As queixas levaram o banco para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

“Os extratos e saldos das contas correntes de todos os clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos”, segundo comunicado do banco enviado à imprensa.

Já o acesso aos serviços via canais digitais está sendo liberado gradativamente, ressalta o comunicado.

“A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento.” Assim, o Itaú nega que a causa tenha relação “com quaisquer eventos externos”, incluindo ciberataques.

Durante o dia, clientes do banco relataram nas redes sociais o recebimento de depósitos inesperados, o sumiço de dinheiro das contas e dificuldades de usar o cartão do banco. Segundo fontes, o atendimento a não correntistas ficou comprometido nesta quinta-feira. O banco precisou fechar algumas agências. Alguns usuários afirmaram ainda que contas já pagas não tinham sido debitadas da conta corrente.

Segundo uma fonte, o sistema do banco não processou as transações de ontem. Por exemplo, quem pagou uma conta ontem, o dinheiro acabou não saindo da conta corrente e ficou disponível de manhã, o que começou a gerar confusão entre os correntistas. Com os crescentes problemas nos extratos dos clientes, a opção foi limitar o acesso ao aplicativo, que ficou fora do ar durante o dia.

Durante a tarde, o Itaú reconheceu o problema e afirmou que estava atuando para solucionar o que chamou de "inconsistência de informações" no extrato e saldo das contas correntes de parte dos clientes.

Entre as mensagens de clientes do banco no Twitter nesta tarde, um correntista escreveu: "Do nada R$ 8.000,00 na minha conta". Outro cliente postou: "O Itaú depositando dinheiro na conta do povo e eu não saberei se essa benção caiu sobre mim já que meu aplicativo não abre"; Outra pessoa lembrou da guerra na Ucrânia: "Gente!! Será que o Putin mandou invadir o sistema do @itau??".

Os problemas no serviço bancário do Itaú começaram na manhã desta quinta-feira. Os clientes publicaram nas redes sociais relatos de diferentes tipos de situação. "Sumiu dinheiro da minha conta Itaú", comenta um usuário no Twitter. "É erro do itau? Meu SALDO aumentou 129 reais DO NADA", postou outro correntista do banco. "Meu Deus, o Itaú bugou de vez. Paguei minhas contas ontem e do nada o dinheiro voltou todo pra minha conta", ressaltou outra correntista. (Fonte: Estadão)

Noticias Feeb Pr


COMPARTILHAR