Cinco maiores estatais, como Petrobras e Banco do Brasil e Caixa, cortam 111 mil empregados


Em seis anos, grandes estatais cortam 25% de funcionários. Banco do Brasil, Correios, Caixa, Petrobras e Eletrobras viram seu pessoal reduzir em mais de 111 mil empregados. (Por Cristyan Costa)

Com a finalidade de reduzir o tamanho do Estado, o governo federal vem atuando em cinco grandes empresas públicas brasileiras. Entre o início de 2015 e março deste ano, Banco do Brasil, Correios, Caixa, Petrobras e Eletrobras viram seu quadro de funcionários reduzir em mais de 111 mil empregados. Juntas, cortaram pouco mais de um quarto de seu pessoal nesse período, recuando para um total de 327.397.

As maiores baixas estão concentradas na Eletrobras (-45,8%) — em vias de ser concedida à iniciativa privada — e na Petrobras (-42%), segundo o mais recente Panorama das Estatais, do Ministério da Economia.

O encolhimento é puxado por uma combinação de fatores, que vão da orientação para redução do tamanho do Estado desde o governo Michel Temer até a crise econômica, que impacta a capacidade de investimento das empresas e leva o governo a recorrer à venda de estatais para equilibrar as contas públicas. Entra na conta ainda a digitalização de serviços e operações, sobretudo no setor financeiro.

Em reportagem, a Revista Oeste informou que, nos últimos dez anos, 46 estatais consumiram R$ 190 bilhões dos pagadores de impostos. Entre as empresas sob o guarda-chuva do governo estão a do “chip do boi” e a do trem-bala. (Fonte: Revista Oeste)

Notícias Feeb Pr


COMPARTILHAR