Bancários protestam contra o fechamento de agências em Franca


Membros do Sindicato dos Bancários de Franca e Região durante protesto nesta terça-feira (Por N. Fradique) - foto divulgação - 

O Sindicato dos Bancários de Franca e Região aderiu ao Dia Nacional de Luta contra o Banco Itaú, em protesto à decisão da instituição financeira de fechar agências em cidades do país. Em Franca, a medida deve resultar na manutenção de apenas duas unidades.

Os sindicalistas se concentraram na agência do Centro de Franca na manhã desta terça-feira, 8. Os representantes conversaram com os funcionários do banco e distribuíram panfletos aos clientes, esclarecendo o motivo do protesto.

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários, Rogério Marques, disse que o fechamento das agências impacta diretamente o atendimento à população, causando desemprego e sobrecarga nos funcionários por cumprimento de metas.

“O Banco Itaú vem fechando agências e demitindo funcionários. A agência do centro é a única que atende o cliente comum, aposentado de baixa renda, povo de baixa renda, e ficará sobrecarregada. Franca já chegou a contar com seis agências do Itaú e agora somente duas, sendo uma que atende a população de modo geral”, afirmou Marques.

O sindicalista acrescentou que o banco planeja fechar também as agências de Ituverava e São Joaquim da Barra. “Fica a pergunta: como os aposentados de Ituverava, por exemplo, vão ser atendidos? Muitos funcionários estão tomando remédios devido à pressão para atingir metas e atender a população de maneira satisfatória.”

O sindicato da categoria também se mostra preocupado com a redução de agências de modo geral, com outros bancos anunciando o fechamento de postos de atendimento.

“Esse movimento não acontece só no Banco Itaú, nos bancos privados. Não quer dizer que não vão chegar os bancos públicos. A modernidade chegou, a gente entende isso, mas o sindicato precisa abrir discussão para equalizar essa situação. Tudo tem limite e o ser humano está em primeiro lugar”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Franca e Região, Osório Carboni Filho.

O Itaú tem justificado os fechamentos com base na baixa rentabilidade de algumas agências e na crescente utilização de canais digitais pelos clientes. A reportagem entrou em contato com a Central de Atendimento do banco para pedir mais esclarecimentos sobre o assunto, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto. (Fonte: GCN)

Notícias FEEB PR


COMPARTILHAR