Negociação com a CAIXA decepciona



Nesta terça-feira (07/08), às 18h, após negociação Fenaban, foi realizada mais uma reunião entre a Caixa Econômica Federal e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC,  no Maksoud Plaza Hotel  em São Paulo – SP,.

Esteve presente a reunião e representando esta Federação e seus Sindicatos filiados, Gladir Basso, Presidente desta Federação e do Sindicato dos Bancários de Cascavel.

Depois de várias rodadas de negociação, a Caixa apresentou parte da contraproposta dela para o ACT revisando, dizendo que manterá a mesma redação. E não apresentou ainda resposta para o pleito das cláusulas econômicas. Irá apresentar a contraproposta no dia 17/08, quando haverá nova reunião de negociação, em São Paulo, no Maksoud Plaza.

A questão do Saúde Caixa e PLR ainda não tem uma resposta definitiva por parte da CAIXA, ficaram de responder sobre essas cláusulas posteriormente.

A Comissão CONTEC insistiu que não se pode mudar as regras do plano, sem consultar os empregados. A Contec insistiu na manutenção do Saúde Caixa, programa superavitário, para todos os empregados, para os que ingressaram em 1997,  sem programa de saúde, que eram atendidos pelo SUS, e foram incluídos, também para aposentados e pensionistas que passaram a contribuir solidariamente. Portanto, é um programa solidário,mutualista que tem sido superavitário.

A Comissão CONTEC não vê motivo para modificar a gestão do plano, que está indo muito bem e que foi objeto de Acordo Coletivo e inclusive faz parte do contrato de trabalho dos empregados.

Infelizmente a Caixa traz a mesa uma proposta incompleta que não atende aos anseios dos empregados, necessitando de maiores esclarecimentos.

Ficou acordado uma nova rodada de negociação para o dia 17 de agosto, após a reunião com a Fenaban, onde esperamos que a empresa traga informações concretas sobre os itens pendentes, especialmente em relação à PLR, Saúde Caixa e cláusulas econômicas.

Convocamos todos os sindicatos para informar o andamento das negociações em assembleias, nos dias 8 e 9 de agosto, tendo o enfoque na mobilização da categoria em busca da renovação integral do Acordo Coletivo de Trabalho, conforme Cláusula 1ª da Pauta de Reivindicações da CONTEC. (Fonte: Contec)


COMPARTILHAR