Banco Econômico sai de liquidação depois de 26 anos e ganha novo nome sob o controle do BTG


Aquisição foi concluída seis meses depois do fechamento do negócio e nova instituição será rebatizada Besa; ativos foram adquirido em leilão pelo banco de André Esteves (Por Fernanda Guimarães e Beth Moreira)

Pouco mais de seis meses depois de anunciar a compra do controle do Banco Econômico, que estava em liquidação extrajudicial, o BTG Pactual anunciou que a aquisição foi concluída com sucesso. Com isso, o novo controlador decidiu abandonar antigo nome para assumir de vez as iniciais Besa (Banco Econômico S.A.), conforme informou nesta sexta-feira, 7, o banco de André Esteves.

Já o Banco Econômico informou ao mercado, em fato relevante, que, como consequência da conclusão do negócio, foi autorizado, pelo Banco Central (BC), o levantamento da liquidação extrajudicial do banco, com “efeitos imediatos”. Na prática, isso significa que ele sairá da liquidação extrajudicial depois de 26 anos.

Para deter o controle total da instituição financeira, o BTG informou, em comunicado ao mercado, que fará um pedido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para realizar uma oferta para adquirir as ações remanescentes na Bolsa. Após concluída a transação, a instituição financeira, que sofreu uma intervenção judicial em 1995 por parte do BC, deixará de ser listada na B3, a Bolsa brasileira.

Em março, quando anunciou a transação, o BTG informou que a operação fazia parte da estratégia de investimentos da área de “Special Situations” do banco, focada na aquisição e recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos, na qual se busca uma recuperação da empresa comprada.

Esta não é, contudo, a primeira vez que o BTG faz esse tipo de movimento no mercado. Há quase dez anos comprou o Bamerindus, que estava em liquidação extrajudicial desde 1997. Parte do banco paranaense havia sido comprada pelo HSBC, que se tornou um nome relevante no Brasil. Essa operação hoje está dentro do Bradesco, que comprou a operação brasileira do HSBC em 2016.

Quase 200 anos de história
O Banco Econômico era um dos bancos mais antigos do País, fundado em 1834 em Salvador. Acabou quebrando após o Plano Real, a exemplo do que aconteceu com outras instituições financeiras na época. A decisão do BC pela intervenção ocorreu após indícios de fraude e desvio de recursos para empresas para beneficiar campanhas de vários políticos brasileiros. Na época o banqueiro Calmon de Sá, controlador do banco, teve seus bens e contas bloqueados.

Em 1996, após a intervenção do BC, o Banco Econômico detinha dívidas da ordem de R$ 401 milhões, em dívidas provenientes de repasses do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do antigo Fundo de Garantia dos Depósitos e Letras Imobiliárias, posteriormente substituído pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Foi essa dívida que, mais à frente, entrou na massa liquidada e foi leiloada no ano passado. O BTG fez uma oferta pelo valor mínimo, de R$ 937,75 milhões. Em março, o banco anunciou a compra do controle, por um valor que não foi revelado. (Fonte: Estadão)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR