PANDEMIA E CAMPANHA SALARIAL: Federação do Paraná e sindicatos filiados reúnem-se com negociador da Fenaban

A Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) e seus sindicatos filiados estiveram reunidos, por vídeoconferência, com o diretor de Políticas Sindicais e Negociação da Fenaban, Adauto de Oliveira Duarte, na última sexta-feira (29), para início da campanha salarial de 2020.
Na ocasião, Gladir Basso, presidente da Feeb/PR e do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região, coordenou a reunião e iniciou a pauta destacando que o momento é peculiarmente delicado para a categoria bancária em face dos riscos impostos pela pandemia da covid-19.
Para Gladir, "o mais importante neste momento é tomarmos medidas para minimizar os riscos e preservar a saúde e a vida dos bancários, que representam seu maior patrimônio. Neste sentido, as entidades sindicais vêm trabalhando permanentemente na observação das condições de trabalho dos bancários, acompanhando e exigindo que os bancos forneçam insumos e materiais adequados para a realização das tarefas com o máximo de segurança sanitária possível.
Já o negociador da Fenaban, Adauto Duarte, parabenizou os dirigentes sindicais, em nome da Fenaban, por sua sensibilidade e interesse de "sentar à mesa" para negociar medidas que buscam a preservação da saúde dos trabalhadores bancários neste momento tão delicado para todos.
Destacou que milhares deles encontram-se em trabalho domiciliar (home office) em razão de pertencerem a grupos de riscos, mas muitos estão na linha de frente das agências realizando o pagamento de benefícios assistenciais a milhões de brasileiros mais necessitados. Observou que, não obstante isso, a categoria bancária é uma das menos afetadas pela pandemia, graças às medidas negociadas e implementadas com a participação das entidades sindicais.
Adauto também observou que os bancos disponibilizam aos bancários o sistema de atendimento médico por telefone (telemedicina), o que permite ao trabalhador receber orientações seguras em caso de sintoma de gripe. Ainda, disse que nesse momento o melhor remédio é a prevenção com o uso de máscaras e distanciamento físico entre as pessoas.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região, Gilberto Lopes, defendeu que o papel dos sindicatos, neste momento, deve ser muito mais de parceiro do que de fiscal dos bancos, pois é momento de união contra um inimigo comum, o vírus.
CAMPANHA SALARIAL
A respeito da campanha salarial, Adauto Duarte afirmou que a mesma deverá ser realizada neste ano por meios digitais. (Foto: Divulgação)