Sete agências do Banco do Brasil podem ser fechadas em MT


Banco do Brasil está fazendo reestruturação e deve fechar agências e demitir funcionários (Por G1 MT) 

Cidades como Nortelândia, Alto Paraguai, Denise e Nobres só contam com uma agência do Banco do Brasil, que devem ser fechadas.

Pelo menos sete entre as mais de 100 agências do Banco do Brasil que devem ser fechadas neste ano são em Mato Grosso. O fechamento faz parte da reestruturação anunciada recentemente pela instituição financeira. A mudança não agradou os funcionários que preveem a paralisação das atividades nesta sexta-feira (29) em todo o país.

Nesse processo de reestruturação, a instituição prevê, além do fechamento de centenas de agências, demissão de milhares de trabalhadores e a extinção da função de caixa. Com isso, a estimativa é desligar 5 mil funcionários.

Em todo o país, devem ser fechadas 361 unidades - 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento - no primeiro semestre deste ano

Apesar dessa estimativa, o número exato de agências fechadas no estado ainda deve ser anunciada oficialmente pelo Banco do Brasil, conforme o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT). Mas de acordo com o sindicato serão pelo menos sete.

Veja quais são elas:


Agência da Avenida da Feb – Várzea Grande
Agência MT, na Avenida Getúlio Vargas – Cuiabá
Agência de Nortelândia
Agência de Alto Paraguai
Agência de Denise
Agência de Nobres
Agência Rio Vermelho – Rondonópolis
O sindicato destaca que em Nortelândia, Alto Paraguai, Denise e Nobres só há uma agência do Banco do Brasil em cada cidade.

O Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, mas a maior parte das ações (pouco acima de 50%) com direito a voto pertencem ao governo. O banco tem ações em bolsa, e atualmente 20% do capital é estrangeiro.

As chamadas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários são as seguintes:

  • Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.
  • Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões. 
Os programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão, que não foram especificados no fato relevante anunciado aos investidores. (Fonte: G1 MT)


COMPARTILHAR