Concurso Banco do Brasil: saiba como será a ordem de convocação



Com inscrições abertas, saiba como vai funcionar a ordem de convocação do concurso Banco do Brasil, para os aprovados por microrregião.

O concurso Banco do Brasil segue com inscrições abertas. No entanto, além das etapas e critérios de aprovação, muitos interessados têm dúvidas sobre a classificação e convocação na seleção.

Para entender sobre o processo, Folha Dirigida traz algumas informações dadas pela própria instituição financeira. Segundo o BB, no caso das vagas reservas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e negras, é possível concorrer simultaneamente.

"Sim! Caso o candidato seja classificado como candidato negro e PcD, constará em ambas as listas", diz o BB.

O banco também explica como será feita a convocação dos candidatos por microrregião, no caso das vagas para a ampla concorrência e para as reservadas aos PcDs e negros.

Segundo o BB, neste caso, na microrregião, a primeira vaga será ofertada ao candidato mais bem colocado dentro da ampla concorrência. Já a segunda oportunidade será oferecida ao concorrente mais bem colocado na reserva para PcDs.

Por sua vez, para a terceira vaga, será convocado o mais bem colocado entre os candidatos negros.

"Os demais candidatos da lista de PcDs serão convocados após o intervalo de 19 vagas providas pela ampla concorrência, assim como os demais candidatos da lista de pessoas pretas ou pardas serão convocados após cada intervalo de quatro vagas providas na disputa geral", esclarece o BB.

Ainda segundo o BB, a empresa valoriza e promove a diversidade e representatividade. Com esse compromisso, a seleção conta com 5% das vagas para PcDs e mais 20% para os concorrentes negros.

Concurso Banco do Brasil oferece 6 mil vagas
As inscrições para o concurso Banco do Brasil seguem abertas e devem ser realizadas até o dia 24 de fevereiro, no  site da Fundação Cesgranrio.  A taxa é de R$50.

Ao todo, o concurso oferece 6 mil vagas para escriturário, cargo que exige o nível médio completo. Assim como a última seleção, a atual tem abrangência nacional, ou seja, permite que o candidato escolha o local de trabalho.

Há oportunidades nos 26 estados do país, além do Distrito Federal (confira aqui as vagas por estado).

Além disso, as vagas de escriturário estão distribuídas por dois perfis profissionais, sendo 3 mil para cada um deles:

  • agente comercial (escriturário tradicional) – profissional que atua no banco, principalmente no atendimento ao cliente, e conta com postos em todas as agências do país;
  • agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – profissional que atua na área de TI, com conhecimentos específicos, e exerce tal função no Distrito Federal, em Brasília.
Saiba tudo sobre a seleção do BB

Órgão: Banco do Brasil
Cargos: escriturário
Vagas: 6 mil
Requisito: nível médio
Remuneração: R$5.436,03
Banca: Fundação Cesgranrio
Inscrições: de 23 de dezembro a 24 de fevereiro
Provas: 23 de abril


Concurso Banco do Brasil terá provas em abril
Os candidatos do concurso Banco do Brasil 2023 serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames terão cinco horas de duração e ocorrerão no dia 23 de abril.

O exame contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. Já as disciplinas irão variar de acordo com o perfil profissional escolhido (agente comercial ou de tecnologia). Veja abaixo:

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos - 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos - 45 questões

Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Vendas e Negociação 15 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos - 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos - 45 questões

Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas, aproveitamento inferior a 50% em Conhecimentos Básicos ou inferior a 50% na parte Específica.

Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

A redação será, exclusivamente, de caráter eliminatório. O exame terá o modelo de texto dissertativo-argumentativo. Já a avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

O resultado final está previsto para o dia 14 de julho. Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período. (Fonte: Folha Dirigida)

Notícias Feeb/PR


COMPARTILHAR