Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 916,1 milhões em 2024
Carteira de crédito alcançou R$ 62 bilhões em dezembro de 2024, com crescimento de 15,6% em 12 meses (Por Cláudia Fleury) - foto divulgação -
O Banrisul encerrou o quarto trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 284 milhões, representando uma queda de 6,57% em comparação com o mesmo período de 2023, mas um crescimento de 44% em relação ao terceiro trimestre do ano. No ano, o lucro líquido foi de R$ 916,1 milhões, 5,2% acima do registrado em 2023. O desempenho no ano reflete, especialmente, o crescimento da margem financeira, o incremento da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, pelo presidente Fernando Lemos na sede do banco, na rua Caldas Júnior. O evento contou com a presença de executivos da instituição financeira.
“Em 2022, alcançamos R$ 781,3 milhões, em 2023 foram R$ 871,1 milhões e agora, ano passado, R$ 916,1 milhões. Estamos melhorando a cada ano, com resultados muito satisfatórios. Tenho certeza que o próximo será ainda melhor”, conclui o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Os recursos captados, constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, e os recursos administrados totalizaram R$ 116,1 bilhões em dezembro de 2024, alta de 14,3% em relação a dezembro de 2023, com destaque para o crescimento do depósito a prazo, de 22,3% no ano. Já o patrimônio líquido alcançou R$ 10,4 bilhões no final de dezembro de 2024, aumento de 7,7% frente a dezembro de 2023.
De acordo com Lemos, o resultado do Banrisul, em 2024, corrobora com a atuação quase centenária da instituição, que se destaca no mercado gaúcho e nacional por ser uma referência em solidez e inovação, cada vez mais competitiva. “Encerramos o ano com bons números, mesmo diante dos diversos desafios impostos pelo evento climático extremo ocorrido no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024. Com foco e determinação, agimos com celeridade para manter a continuidade das nossas operações e assegurar a saúde financeira dos clientes. Como resultado dessas ações, obtivemos significativo crescimento da carteira de crédito, o que demonstra nosso posicionamento comercial e compromisso com a retomada econômica do Estado”, ressalta.
Lemos salienta que o Banrisul, além de participar ativamente no fomento aos setores produtivos da economia, fez o lançamento de novos produtos e serviços para estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes. “Durante o último ano, foram lançadas novas comodidades para os correntistas, como a Conta Digital, que possibilita ao cliente abrir sua conta em poucos minutos pelo smartphone, apenas com o documento de identificação e biometria facial. Diante dos ótimos números obtidos com a Conta Digital em 2024, decidimos expandir e, a partir de fevereiro de 2025, clientes de todo o Brasil poderão solicitar uma conta no Banrisul”, afirmou.
Em 2024, foram abertas 74,3 mil contas, mais de 24,2 mil limites de cheque especial e em torno de 23 mil solicitações de cartões de crédito. E, ao longo do ano, o Banrisul também passou a disponibilizar no aplicativo a abertura de conta para pessoa jurídica e microempreendedor individual (MEI). O dirigente destaca, ainda, que o Banrisul começou a operar a Banri Global Account, que representa um componente estratégico no portfólio de produtos, contribuindo para o aumento da base de clientes internacionais e da receita de operações cambiais. “A Banri Global Account nos posiciona como um player competitivo no mercado internacional, atendendo às demandas crescentes por soluções financeiras flexíveis e seguras. É uma conta multimoeda que, em cooperação com uma instituição parceira, oferece aos clientes a flexibilidade de realizar pagamentos em diversas moedas, simplificando operações no exterior, mantendo saldos e realizando transações, facilitando as operações globais sem a necessidade de contas separadas para cada moeda, com segurança e confiabilidade baseada em avançadas tecnologias de proteção de dados”, frisou.
“Para 2025, teremos um lançamento inédito no mercado brasileiro. O Banrisul será o primeiro banco a abrir sua rede de autoatendimento, com ATMs instalados em pontos externos e nas agências, para clientes que mantêm relacionamento com outros bancos, ligados ao Banco 24Horas. Os clientes de mais de 150 instituições financeiras terão no Banrisul um parceiro próximo para maximizar o acesso aos serviços bancários”, assegurou.
As novidades não param por aí. O presidente do Banrisul revelou que, em 2025, será inaugurado um novo modelo de relacionamento com agências modernas e acolhedoras para pessoas físicas e jurídicas: “O novo atendimento foi pensado para incentivar conexões, proporcionar comodidade e um ambiente mais personalizado e eficiente.” Lemos enfatizou que essas iniciativas demonstram o novo momento que a instituição se encontra, com o avanço para um mundo mais digital e, ao mesmo tempo, mais humano: “Estamos atentos às novas oportunidades, sempre em busca de inovações para atender os nossos clientes com soluções condizentes às demandas dos consumidores, cada dia mais exigentes.”
“Iniciamos o ano de 2025 com otimismo e boas perspectivas para a economia gaúcha, apesar do desafiador cenário macroeconômico”, afirmou Lemos. "Uma boa safra agrícola de verão e vultuosos investimentos estratégicos previstos pelo governo do Estado, no âmbito do Plano Rio Grande, deverão movimentar a economia local e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”, complementou.
CRÉDITO
A carteira de crédito avançou 15,6% no ano, para R$ 62,1 bilhões em dezembro de 2024, influenciada, especialmente, pela ampliação no saldo em crédito comercial, crédito rural, financiamentos de longo prazo e câmbio. O crédito comercial, a maior carteira do Banco, totalizou R$ 37,8 bilhões, com crescimento de 8,6% no ano.
Para o segmento pessoa jurídica, foi lançada a Conta Única Banrisul no segundo trimestre de 2024, produto com limite de crédito empresarial, rotativo e recorrente com flexibilidade de garantias. Ao longo do ano, o produto passou por constantes melhorias como, por exemplo, a vinculação do Pix, que pode ser incluído como garantia de acordo com a movimentação recebida pelas empresas. Até 31 de dezembro de 2024, foi contratado o limite de R$ 2,4 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão já foram utilizados.
Também os produtores rurais passaram a contar com a Conta Única Rural, que confere praticidade e agilidade na contratação, gestão completa pelos canais digitais e flexibilidade para a amortização do saldo devedor.
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO
O Banrisul contava com uma base de 1,25 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de dezembro de 2024. No ano, foram realizadas 106,1 milhões de transações, somando uma movimentação financeira de R$ 10,7 bilhões, 9,3% superior ao mesmo período de 2023. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES totalizaram R$ 684,2 milhões em 2024.
Em 2024, o cartão Banricompras passou a ser emitido com tecnologia que permite pagamento por aproximação e, gradativamente, os cartões anteriores estão sendo substituídos.
BANRISUL PAGAMENTOS
O lucro líquido da Banrisul Pagamentos em 2024 alcançou R$ 437,6 milhões. A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 142,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. Em 2024, foram realizadas 559,8 milhões de transações, incremento de 9,8% em relação ao ano de 2023. O volume financeiro transacionado totalizou R$ 51,1 bilhões, acréscimo de 9,9% frente ao ano anterior.
BANRISUL SEGURIDADE
A Banrisul Seguridade – que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul, por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros – alcançou lucro líquido de R$ 167,0 milhões em 2024.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização alcançou R$ 2,9 bilhões no ano de 2024, e as receitas totais atingiram R$ 372,0 milhões. Em dezembro de 2024, as operações ativas de seguridade totalizaram 2,5 milhões de contratos.
CANAIS DIGITAIS
Os canais digitais do Banrisul responderam por 86,2% das operações realizadas em 2024, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone). Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App – acessados por meio do aplicativo Banrisul) tiveram, em 2024, 681,5 milhões de acessos, 12,4% superior a 2023, média de 1,86 milhão de acessos diários. O total de operações efetuadas por meio desses canais cresceu 11,7%, enquanto a quantidade de transações financeiras foi 15,2% maior e o volume transacionado aumentou 10,1%, na comparação com o ano anterior. Os bons números são resultados da maior oferta de produtos e serviços nos canais digitais e do permanente foco em melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. (Fonte: Correio do Povo)
Notícias FEEB PR