Banco da Inglaterra anuncia corte de juros para estimular a economia


Símbolo da libra esterlina, moeda britânica, em frente ao Bank of England, em Londres, em imagem de 2016 — Foto: REUTERS/Luke MacGregor

Taxa básica foi reduzida de 0,75% para 0,25% ao ano. Medida tem como objetivo ajudar a economia em meio aos impactos negativos da epidemia do novo vírus.

O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quarta-feira (11) a redução das taxas de juros de 0,75% para 0,25% ao ano. A medida, que surpreendeu o mercado, tem como objetivo ajudar a economia em meio aos impactos negativos da epidemia do novo coronavírus.

O anúncio do BoE ocorreu poucas horas antes da apresentação do primeiro orçamento do governo do primeiro-ministro Boris Johnson. A expectativa é que o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, anuncie mais ajuda econômica para a economia britânica na publicação do orçamento, segundo informou a rede norte-americana CNN.

Esta é redução mais expressiva desde 2009. As taxas de juros não eram tão baixas desde os meses posteriores à votação sobre o Brexit.

O banco central da Inglaterra informou em um comunicado que, ainda que a magnitude do choque do coronavírus se mantenha "altamente incerta", a atividade econômica "deve enfraquecer materialmente no Reino Unido ao longo dos próximos meses".

Estímulo a empréstimos a famílias e a empresas
O BoE também anunciou que vai estimular os empréstimos dos bancos às pequenas e médias empresas e às famílias para sustentar a demanda, tendo em vista a desaceleração da economia.

Esta será, provavelmente, a última decisão tomada pelo presidente do BoE, Mark Carney, que deixará o posto no fim de semana e será substituído por Andrew Bailey.

O BoE segue os passos do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), que anunciou na semana passada um corte de emergência na taxa de juros. O objetivo da medida foi apoiar a atividade econômica e tranquilizar os mercados, instáveis com o avanço da epidemia. (Fonte: G1)


COMPARTILHAR